Logo CNA

Mato Grosso

Sistema Famato/Senar-MT presente na III Oficina de Pecuária Sustentável em Campo Grande
Whats App Image 2024 03 08 at 08 26 59 2

Evento ocorre nos dias 7 e 8 de março

11 de março 2024

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Senar-MT

Nos dias 7 e 8 de março, representantes do Sistema Famato/Senar-MT participaram da III Oficina de Pecuária Sustentável em Campo Grande. O evento reuniu mais de 40 representantes das instituições: Famato, Famasul Acrimat, ABPO – Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável, Embrapa Pantanal, Instituto Ipê, Aliança 5 P e Produtores Rurais.

O encontro marcou a continuidade das duas primeiras oficinas, realizadas em julho de 2023 e janeiro de 2024, concentrando-se desta vez nas práticas de pecuária sustentável no Pantanal. A região, que possui 90% de áreas privadas, das quais 83% estão conservadas, foi objeto de discussões sobre a importância de estabelecer critérios e indicadores para mensurar a sustentabilidade da pecuária pantaneira, visando transformar esses dados em informações valiosas para a sociedade.

Para dar continuidade ao trabalho realizado, um quarto encontro está programado para maio de 2024, com o propósito de elaborar projetos e estratégias colaborativas para a implementação de programas de pecuária sustentável. Este evento promete reunir especialistas, gestores e representantes do setor para avançar ainda mais na busca por práticas que aliem produtividade e conservação ambiental.

O supervisor da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Marcelo Nogueira, explica que o número expressivo de critérios de sustentabilidade gerado neste encontro deverá ser reduzido a um conjunto menor, no qual poderá cobrir devidamente as quatro dimensões da sustentabilidade, ao mesmo tempo que seu monitoramento e avaliação por meio de indicadores seja viável e prático para os pecuaristas. A diferença significativa na maneira como cada grupo de participantes abordou e, a seleção operacionalização de indicadores para os critérios de sustentabilidade, sugere a necessidade de avanço e nivelamento no entendimento sobre o tema.

“Apesar da noção comum de que a pecuária no Pantanal tem sido praticada de forma sustentável, ao gerar uma lista de critérios de sustentabilidade e avaliar o desempenho da pecuária em relação aos critérios, os próprios participantes concluíram que a pecuária na região tem um desempenho inferior à nota média em todas as dimensões da sustentabilidade Tendo em vista que a parte Ambiental pontuamos bem, mas em relação ao social e econômico devemos evoluir”, destacou Marcelo.

Representando o Sistema Famato estiveram também estiveram presentes o analista de Pecuária, Marcos Carvalho; a gestora do Núcleo Ambiental, Tatiana Monteiro e a analista de Meio Ambiente, Tânia Arévalo, além de técnicos do Senar-MT da Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS): Hernnann Faria, Lévender Mattos, Airton Bareta; os produtores rurais José Benedito de Arruda e Paulo Henrique dos Santos; representante do Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger, Vitor Hugo Tadano Padilha; e o gerente de Relações Institucionais da Acrimat, Nilton Mesquita.

Fonte: Sistema Famato