Logo CNA

Mato Grosso

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Whats App Image 2023 06 02 at 19 32 07

Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

2 de junho 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu nesta sexta-feira (02.06) a visita do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Caputo e da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT-MT), Adenir Carruesco. O encontro foi realizado no auditório da instituição e contou com a presença do presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, do diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha e do diretor Administrativo e Financeiro, Robson Marques.

O encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário, participando de agendas relacionadas ao agro, e conhecer a realidade do produtor rural na fazenda.

“Nós temos que conhecer a parte técnica, estudar, saber como funciona, ver as agruras do setor da pecuária, agricultura, indústria. Temos que saber as agruras, onde entra o elemento técnico do Direito, seja na área trabalhista ou cível. Essa é a minha intenção. Eu me envolvo nessas coisas e o setor ganha com isso porque ele terá, naturalmente, suas questões num contexto de segurança jurídica”, argumentou Guilherme Caputo ao enfatizar a importância de visitas técnicas às propriedades.

Whats App Image 2023 06 02 at 19 38 40

Em concordância, a desembargadora Adenir Carruesco salientou a importância de ouvir o produtor rural e as entidades representativas do agro mato-grossense, de modo a garantir segurança jurídica e conhecer a realidade e as necessidades do setor. “Nós precisamos saber como funciona e essa oportunidade que vocês nos deram de ouvi-los é muito importante. Não podemos viver uma realidade que a gente constrói nas nossas cabeças, ignorando o que de fato acontece no mundo real. É importante estarmos aqui hoje porque quem tem que construir a resposta possível pros nossos problemas do dia-a-dia são os interlocutores sociais, que são vocês. Vocês têm a melhor resposta sempre, então precisam ser ouvidos. Esse é o nosso propósito aqui”, pontuou.

IMG 4139

O presidente Vilmondes Tomain agradeceu o apoio dos tribunais e a oportunidade de se fazer notar o compromisso do Sistema Famato com o produtor e com as pautas trabalhistas. “Essa aproximação deixa a gente muito feliz por podermos mostrar um pouco do que é o nosso compromisso, da realidade da grande propriedade rural, da agroindústria. O produtor rural é do lado do bem, do cumprimento das obrigações. Essa casa aqui não acolhe coisas ilícitas, não acolhe pessoas que cometem ilegalidades. A gente sempre busca essa aproximação e eu tenho certeza que vai ser uma situação que vai nos ajudar muito para mostrarmos quem de fato é o produtor rural”, celebrou o presidente Vilmondes Tomain.

Whats App Image 2023 06 02 at 19 46 26

Na oportunidade, o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, apresentou informações das principais cadeias produtivas de Mato Grosso, levando em conta que o estado lidera as produções nacionais de soja, milho e algodão, além de ser o maior produtor de carne bovina do país.

Ainda foram apresentados dados de produção, produtividade, competitividade, preservação, exportação, logística, cargas tributárias, entre outros temas.

Também estiveram presentes no evento, o economista, Luiz Antonio Pagot e representantes das cadeias produtivas relacionadas ao agro, entre elas: Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat); Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat); Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat); Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT); Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA); Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite-MT); Associação Matogrossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat); Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja); Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo); Fórum Agro; Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt); Amaggi e Bom Futuro.

Matérias Relacionadas