Logo CNA

Mato Grosso

Sistema Famato participa de 2ª encontro da Oficina Pecuária Sustentável
Imagem do Whats App de 2024 01 17 as 10 45 55 134fdca6

Objetivo do evento é promover o diálogo entre os produtores rurais da região pantaneira

17 de janeiro 2024

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O Sistema Famato marcou presença no segundo encontro da Oficina Pecuária Sustentável, promovido pelo Pontes Pantaneiras, realizado nos dias 15 e 16 de janeiro, em Campo Grande (MS). O objetivo do evento é promover o diálogo entre os produtores rurais da região, por meio de palestras e dinâmicas em grupo, para discutir a valorização da pecuária pantaneira e reforçar os seus diferenciais em relação a outras áreas do país.

Na oportunidade, o Sistema Famato esteve representado pelo analista de Pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos Carvalho; gestora do Núcleo Técnico Ambiental, Tatiana Monteiro; e pelo supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Marcelo Nogueira.

O encontro, que teve continuidade de uma reunião realizada em julho do ano anterior, focou na busca por práticas de pecuária sustentável no Pantanal, uma vez que 90% da região são áreas privadas, sendo 83% conservadas. Também foi destacado a importância de estabelecer critérios e indicadores para mensurar a sustentabilidade da pecuária pantaneira, transformando esses dados em informações valiosas para a sociedade.

“Nosso objetivo é demonstrar para a sociedade a sustentabilidade da pecuária no Pantanal e, ao mesmo tempo, explorar maneiras de aprimorar ainda mais essa prática. Esse encontro teve também como propósito estabelecer critérios e indicadores que serão aplicados nas fazendas e, posteriormente, serão importantes para validar e evidenciar a plena sustentabilidade do Pantanal”, destacou Marcos Carvalho.

Durante o evento, os participantes concordaram que, ambientalmente, as práticas tradicionais estão no caminho certo. No aspecto econômico, identificaram oportunidades de melhoria na produção, enquanto no social, ressaltaram a necessidade de enriquecimento da população pantaneira, beneficiando não apenas os fazendeiros, mas toda a comunidade local.

Alguns dos principais critérios de sustentabilidade estabelecidos incluem taxa de lotação adequada, manejo eficaz de pastagens, coexistência com a fauna, incentivo à cultura pantaneira, manutenção da paisagem, integração da produção e valorização da cultura local.

Ao final do encontro, os participantes realizaram uma atividade em grupo para iniciar a análise de indicadores que impulsionarão o processo de sustentabilidade. A definição completa será alcançada nas próximas edições da oficina previstas para março e maio de 2024.

Também marcaram presença no evento a Aliança 5P, Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal, Ministério Público Estadual e sindicatos e produtores rurais da região pantaneira.

*Com informações Ascom Pontes Pantaneiras

Matérias Relacionadas