Mato Grosso
Notícias
Sistema Famato encerra 1º módulo da Academia de Liderança com oficina de mídia training
Participantes, presidentes e diretores de sindicatos rurais desenvolveram competências gerenciais importantes para treinar e preparar futuros líderes
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
Atenta ao cenário atual do agronegócio e comprometida com a evolução de lideranças do agro, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), realizadores da Academia de Liderança encerraram com sucesso, neste sábado (08/07), o primeiro módulo do programa, com carga horária de 24 horas. Os participantes, presidentes e diretores de sindicatos rurais, vindos de 32 municípios do estado, alinhados ao Sistema Famato, desenvolveram competências gerenciais importantes para treinar e preparar seu time de líderes de sucesso, estimulando uma cultura de alta performance e resultados de excelência.
O programa é voltado à necessidade do mercado, que a cada dia vem exigindo nova postura dos líderes do agro. Com três encontros no primeiro módulo, os líderes foram estimulados para o seu desenvolvimento profissional e o autoconhecimento, como revela o diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha. “Nos dias de hoje temos que ser mais efetivos em todos os momentos, principalmente na tomada de decisão e visão estratégica. É necessário manter os líderes bem preparados”, disse.
A Famato e o Senar-MT promoveram treinamento com diversos temas, que seguiram com o propósito comum de criar líderes mais preparados para lidar com diversos desafios, como os de convergências de tecnologias digitais, físicas e biológicas, Inteligência Artificial (AI), comunicação, marca pessoal, liderança eficaz e perfil comportamental.
“É essencial ter a visão clara das habilidades de liderança em que temos eficiência e das habilidades que devemos aprimorar. Desta maneira, nos tornamos melhores”, disse a participante do Sindicato Rural de Planalto da Serra, Joicielly Gomes.
A oficina de Mídia Training, conduzida pela jornalista Luzimar Collares, marcou o terceiro dia do módulo. Os participantes foram preparados para entrevistas individuais e coletivas, de modo a aperfeiçoar o relacionamento com a imprensa, linguagem corporal, comunicação com o público e as técnicas de elaboração de mensagens-chave.
“A oficina está oportunizando aos líderes do agro conhecerem as técnicas mais modernas de comunicação, visando melhorar o relacionamento do setor produtivo com a sociedade, por meio de um diálogo mais transparente e eficiente”, contou o presidente do Sindicato Rural de Barra do Garças, Luiz Júnior Penteado Martins.
Luzimar orientou ainda sobre situações de improviso, onde, muitas vezes, os representantes sindicais são surpreendidos em uma entrevista com assuntos que não foram pautados previamente.
Os assuntos que viram notícia, perfil dos veículos de comunicação e a quem se destina, linguagem, domínio do assunto, tempo, vestimentas e conteúdo das redes sociais que viram pautas, foram assuntos debatidos e colocados em prática durante as dinâmicas e exercícios aplicados pela jornalista Luzimar Collares.
Na sequência foram analisadas gravações de reportagem de TV, entrevistas remotas, lives, entrevistas ao vivo e coletivas de imprensa. Os representantes do agro também aprenderam como fazer uma gestão de crise. Na mídia training de crise foi simulada uma situação e os participantes foram desafiados a resolver um problema real que afeta diversas partes interessadas e ao mesmo tempo atender a imprensa.
O segundo módulo será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto em Brasília – Distrito Federal. Na programação consta visita técnica na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Instituto Pensar Agro (IPA), Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) e Congresso Nacional. O 3º e último módulo vai acontecer no Edifício Famato, em Cuiabá, entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro.