Logo CNA

Mato Grosso

Sistema Famato e Prefeitura de Nova Mutum apostam na educação técnica agrícola
Whats App Image 2023 06 06 at 09 20 36 2

Escola Agrícola Ranchão, primeira unidade do Senar-MT, nasceu da parceria entre o Senar-MT, Sindicato Rural de Nova Mutum e Prefeitura Municipal de Nova Mutum

6 de junho 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), José Luiz Fidelis, se reuniram na manhã desta terça-feira (06/06), no Edifício Famato, em Cuiabá, com o prefeito municipal de Nova Mutum, Leandro Felix e o chefe de gabinete, Edinaldo Nogueira. O objetivo do encontro foi reafirmar a parceria na estabilização da Escola Agrícola Ranchão, e discutir o papel e a relevância da educação técnica agrícola para comunidade Ranchão e região. Também participaram o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques e o gerente educacional do Senar-MT, Marcos Medeiros.

A Escola Agrícola Ranchão, a primeira unidade do Senar-MT, nasceu da parceria entre o Senar-MT, Sindicato Rural de Nova Mutum e Prefeitura Municipal de Nova Mutum. A missão da escola agrícola é impulsionar a qualificação da mão de obra técnica para atuar no campo.

O presidente Vilmondes Tomain, destacou que os processos agrícolas e as técnicas usadas evoluíram muito, tornando necessário que os profissionais possuam conhecimento para que o setor produtivo rural se desenvolva ainda mais. “E esse é justamente o papel da Escola Agrícola Ranchão, por meio do Senar-MT, em parceria com a prefeitura de Nova Mutum e o Sindicato Rural do município”, afirmou Tomain.

Ainda de acordo com Vilmondes Tomain, atualmente falta no mercado profissionais com formação técnica, principalmente devido ao êxodo rural, onde as pessoas capacitadas, que possuem conhecimento para ocuparem cargos que exigem qualificação, acabam se mudando para grandes centros urbanos. “O nosso objetivo é qualificar e incentivar a permanência dos profissionais qualificados na Ranchão para que permaneçam no campo e ocupem as muitas oportunidades de trabalho que o campo oferece”, concluiu Tomain.

O superintendente José Luiz Fidelis destacou que a Ranchão é um grande desafio, e vê-lo se consolidando e fazendo a diferença na vida das pessoas reforça a missão do Senar-MT. “A nossa missão é proporcionar mudança na vida do produtor e do trabalhador rural, e a Escola Ranchão vem agregar às ofertas de formação profissional rural, promoção social, ensino técnico de nível médio e assistência técnica. Sabemos que teremos muitos desafios e muito trabalho, mas devolver para o campo pessoas qualificadas e preparadas, vai ser a nossa retribuição”, disse Fidelis.

De acordo com o prefeito Alexandre Nogueira, a Escola Ranchão, por meio do Senar-MT, tem desenvolvido um brilhante trabalho na comunidade Ranchão, tem interferido positivamente na formação educacional dos alunos, e na construção de bons profissionais para o mercado que carece de mão de obra qualificada.

Reforçando a fala do prefeito, o gerente do Senar-MT, Marcos Medeiros, destacou que muitos dos alunos chegam na unidade sem interesse nos estudos e quando ingressam nas atividades agrícolas, teóricas e práticas, descobrem habilidades e passam a se interessar pela qualificação técnica e profissional.

Matérias Relacionadas