Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Sistema Famasul participa de entrega de títulos no Assentamento Itamarati

30 de março 2022

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou, nesta terça-feira (29), da entrega de mais de 2,6 mil títulos definitivos de terra para produtores rurais do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã (MS). A cerimônia aconteceu com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Bertoni, nomeado presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, destacou a importância da entrega definitiva das titulações. “É um dia muito feliz para essas famílias de Mato Grosso do Sul, que agora estão com títulos, regularizados, e que terão ainda mais dignidade e qualidade de vida, contribuindo com a produção de nosso estado”, disse.

“Estamos entregando títulos a pessoas que, há mais de 20 anos, aguardavam por este pedaço de papel ... papel que representa muito mais: uma carta de autonomia e validação sobre sua terra, que passa a valer mais, em valores e, principalmente, dignidade a estas famílias”, ressaltou Jair Bolsonaro, em seu discurso.

A ministra afirmou que a data é histórica e emocionante. “Houve uma transformação das famílias rurais de nosso país. Essa entrega marca uma conquista importante para cada família e para a reforma agrária brasileira”, reforçou, em tom de despedida, na entrega do cargo do Mapa.

A comitiva presidencial foi composta pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da SPU, Fabiana Rodopoulos, presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro.

No evento, também foi anunciada a concessão de 8,1 mil documentos de titulação - entre provisórios e definitivos - em 164 áreas de reforma agrária de 51 cidades sul-mato-grossenses. O total chega a 12,2 mil títulos nos últimos 3 anos para MS.

Também participaram da agenda os secretários Eduardo Riedel (Seinfra), Jaime Verruck (Semagro); superintendente da SFA em mS, Celso Martins, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Stella, diretor-secretário Claudio Mendonça, superintendente do Senar MS, Lucas Galvan, o presidente da Aprosoja MS, André Dobashi, prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, e os deputados federais Luiz Ovando e Loester Trutis.