Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Sistema Famasul e Comissão Famasul Jovem promovem 1º Embaixadores do Agro
01

Encontro trouxe o ministro da carreira diplomática do Ministério de Relações Exteriores para falar sobre a Rota Bioceânica.

11 de novembro 2022

Por: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Fonte: Michelle Machado

Pela primeira vez, o Sistema Famasul e a Comissão Famasul Jovem promovem um encontro técnico para fomentar a internacionalização do agronegócio brasileiro, estimulando parcerias internacionais e o protagonismo do Brasil a nível mundial - o projeto Embaixadores do Agro .

Na ocasião, jovens e autoridades do agronegócio sul-mato-grossense debateram sobre a Rota Bioceânica e seus impactos para o estado. O encontro contou com palestra do ministro da carreira diplomática do Ministério de Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.

O Embaixadores do Agro tem como prioridades atuar na recepção de comissões internacionais para apresentar ações pelo Brasil; a participação em Congressos e Fóruns internacionais; e a capacitação de lideranças com conteúdo internacional (linguística, geopolítica e cultural).

Para o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, essa parceria com os jovens na busca por melhorias no setor fará toda diferença no futuro. “É uma honra apoiar esse projeto idealizado pela Comissão Famasul Jovem e ter a certeza de que estamos no caminho certo para garantir um futuro próspero pra o agronegócio brasileiro, com as ações e esse protagonismo dos jovens no nosso setor”, disse Bertoni.

“Pensem mais na logística, interajam com os seus compradores, busquem a redução de custos e enxerguem a potência que o país tem, aproveitando essa oportunidade. Com o aumento da integração, a valorização do ensino e a inserção dos nossos profissionais nesse intercâmbio que será q rota bioceânica, deixaremos de ser um país para sermos sul-americanos de fato”, disse o ministro.

Entre as autoridades, participaram o superintendente da SFA, Celso Martins; diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold; presidente da Fundação MS, Luciano Mendes; pres. do Sistema OCB/MS, Celso Régis; delegado da Receita Federal em Campo Grande, Clovis Ribeiro; e presidentes e representantes os Sindicatos Rurais de Bela Vista, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Sidrolândia, Terenos, Glória de Dourados, Ponta Porã e Corumbá.

O Embaixadores do Agro tem como coordenador Alexandre Junqueira, presidente do SR de Eldorado, sendo que Lucas Ingold é o presidente da Comissão Famasul Jovem.

Rota Bioceânica - O Corredor Bioceânico e a Ferrovia Bioceânica são projetos da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), que visam interligar os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone Sul da América do Sul. O corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros liga os dois maiores oceanos do planeta, do Atlântico ao Pacífico pelos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina.

A Rota vai trazer redução em 17 dias no transporte para Ásia e Oceania; uma alternativa ao Porto de Santos (SP) encurtando distância e tempo para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos; integração da América do Sul com quatro países integrantes da rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile); e a transformação de Mato Grosso do Sul em um hub logístico.

Ao final do encontro, houve uma mesa redonda entre Bertoni; o secretário de estado, Jaime Verruck; o ministro João Carlos Parkson; e Nathalia Alves, coordenadora da AgroBR - projeto da CNA em parceria com a Apex-Brasil que trabalha na ampliação da pauta exportadora brasileira.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Michelle Machado

Matérias Relacionadas