Logo CNA

Santa Catarina

Sistema Faesc/Senar-SC forma 31 profissionais no Curso Técnico em Agronegócio em Campo Alegre
06

Ao todo, 31 formandos colaram grau

17 de setembro 2018

Ocorreu no último fim de semana, em Campo Alegre, no Norte Catarinense, a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec no município. Ao todo, 31 formandos colaram grau em uma solenidade que contou com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo . O evento aconteceu nas dependências da Sociedade Amigos de Campo Alegre (SACA).

Sistema Faesc/Senar-SC forma 31 profissionais no Curso Técnico em Agronegócio em Campo Alegre

O curso, promovido por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Faesc, iniciou na segunda quinzena de 2016. As características especiais desta turma é que além de ser uma das maiores de Santa Catarina, também reuniu alunos vindos dos estados de São Paulo e do Paraná. As aulas foram ministradas no polo situado na sede do Sindicato Rural de Campo Alegre que também é parceiro do curso que visa oferecer capacitação técnica para ser empregada no meio rural.

Em seu discurso, Pedrozo alegou que é uma honra para o Sistema Faesc/Senar-SC contribuir com a capacitação de muitas pessoas por meio do curso técnico em agronegócio, principalmente em municípios menores em que a predominância econômica é a agricultura. “É motivo de grande emoção acompanhar a formação de novos técnicos. Isso comprava que a educação é o caminho para o desenvolvimento do meio rural”, afirmou.

Sistema Faesc/Senar-SC forma 31 profissionais no Curso Técnico em Agronegócio em Campo Alegre

O presidente também ressaltou a abrangente atuação do curso técnico em agronegócio em Santa Catarina. “Temos a alegria de contar com polos nos municípios de Araranguá, Braço do Norte, Canoinhas, Fraiburgo, São Joaquim, São José, São Miguel do Oeste, Seara e Rio do Sul. A intenção para o próximo ano é abrir novos polos no Estado, abrangendo ainda mais a nossa atuação e possibilitando formação técnica no campo”, salientou.

Pedrozo lembrou que além de um elevado currículo, o curso conta com a certificação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC) e tem reconhecimento no Ministério da Educação (MEC). “O objetivo é dar oportunidade, principalmente, para os filhos de produtores rurais, proporcionando aperfeiçoamento preparando-os para os desafios e oportunidades que o setor apresenta”, acrescentou.

A presidente do Sindicato Rural de Campo Alegre, Lucía Bousses , falou sobre o orgulho do município em sediar um curso tão importante. Falou, ainda, sobre o desafio de integrar a organização da iniciativa. “Era tudo novo. Os 39 alunos realizaram um processo seletivo que foi bastante disputado. Temos formados de várias partes da região e de outros Estados. Sabemos que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e o campo deve se manter em constante qualificação para que possamos continuar competindo no mercado internacional”.

Sistema Faesc/Senar-SC forma 31 profissionais no Curso Técnico em Agronegócio em Campo Alegre

Além do presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, estiveram presentes no evento a paraninfa dos formandos e coordenadora regional da Rede e-Tec, Kátia Simone Agapito Zanella e os tutores presenciais do curso Thalyta Marcílio, Diego Hieimkemerer Silva eSérgio Carlos de Oliveira. Também participou da solenidade o vereador Tancredo Ronskarepresentando o Poder Legislativo de Campo Alegre.

TECNOLOGIA NO CAMPO

O novo técnico em agronegócio Fredrico Justen Naumann é de São José dos Pinhais (PR), na Grande Curitiba e contou que sua ideia é desenvolver um sistema de gestão para controlar propriedades rurais. Esse foi um dos motivos que o levaram a se inscrever. “O curso é excelente. Cursei Engenharia da Computação em Curitiba e fiz o técnico em agronegócio com a intenção de desenvolver um sistema sustentável voltado às pequenas propriedades para que elas maximizem seus lucros”, explicou.