Logo CNA

Santa Catarina

Sistema Faesc-Senar/SC expõe ações e resultados no 24º Itaipu Rural Show
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Evento ocorreu em Pinhalzinho

2 de março 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Os produtores rurais Mauro Francisco Ely, de Saudades, e Luiz Carlos Magrin, de Serra Alta, participam recentemente do 24º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. Eles – que participam do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/SC – estão expondo animais na feira. Além de apresentar os resultados das propriedades, eles contribuem para que os visitantes conheçam a atuação do Sistema Faesc/Senar-SC, formado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC).

Ely participa há oito meses da ATeG de Bovinocultura de Corte e está expondo quatro animais Nelore. “É o segundo ano que participamos. Nosso objetivo é futuramente vender as novilhas”, contou, ao acrescentar que a ATeG contribuiu para aprimorar a atividade. Magrin está na ATeG Bovinocultura de Corte há quase quatro anos e levou cinco animais Red Angus e Aberdeen Angus. “Com a ATeG, aperfeiçoamos a produção em diversos aspectos, entre eles a parte reprodutiva, de sanidade, genética e manejo”, relatou.

O vice-presidente de finanças da Faesc, Antônio Marcos Pagani de Souza, disse que o Sistema Faesc/Senar-SC, os técnicos e supervisores estão recepcionando os produtores que vão para a feira buscar conhecimento em tecnologia. “É um evento fantástico em termos de conhecimento técnico, metodologia, gestão e produção. Santa Catarina é um estado diferenciado na produção, tendo em vista que aqui é uma região de pequenos e médios produtores e que fazem uma diferença muito grande. Os produtores trabalham de forma tecnificada e o Senar/SC ajuda muito com os programas da ATeG”, enfatizou, ao acrescentar que todo produtor que leva conhecimento e tecnologia para o campo tem resultado econômico. “É esse o objetivo do Sistema Faesc/Senar-SC: com toda uma equipe, fazer com que o produtor produza mais com um custo menor e seja mais competitivo no mercado”.

A supervisora regional do Senar/SC no extremo-oeste, Grasiane Bittencourt Viêra, frisou que os produtores atendidos na ATeG e nos treinamentos de formação profissional rural e de promoção social estão visitando o estande e conhecendo mais o trabalho desenvolvido. “Eles se identificam e trocam informações. Alguns que ainda não estão na ATeG, por exemplo, já vieram pedir como faz para participar. É momento para tirar dúvidas e entender um pouco mais sobre como funciona o Senar/SC. Também é uma oportunidade para dar maior visibilidade ao Sistema Faesc/Senar-SC”.

O supervisor regional do Senar/SC no oeste, Helder Jorge Barbosa, ressaltou que a participação no Itaipu Rural Show divulga o Sistema Faesc/Senar-SC para um público que não conhece bem o trabalho desenvolvido e, mais importante, atinge os produtores rurais que visitam a feira. “Podemos mostrar o nosso trabalho, os resultados e exemplos para motivar mais e para que outros produtores busquem o Senar/SC, pois podemos contribuir com conhecimentos, novas tecnologias e melhorar a qualificação e a rentabilidade deles”.


Matérias Relacionadas