Logo CNA

Santa Catarina

Sistema Faesc/Senar e Safras & Mercado promovem webinar sobre as perspectivas e tendências do mercado de fertilizantes
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Evento on-line reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e outros representantes do setor produtivo catarinense

1 de abril 2024

Por: MB Comunicação

Fonte: Sistema Faesc/Senar

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promoveu, na última semana, em parceria com a Safras & Mercado webinar com o tema “As perspectivas e tendências do Mercado de Fertilizantes”. O evento reuniu produtores rurais, dirigentes sindicais, técnicos e outros representantes do setor produtivo catarinense.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de Finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, apresentou a engenheira agrônoma com experiência em análise do mercado de insumos agrícolas, Maísa Romanello, que atuou como palestrante. Frisou que o assunto da pauta é de interesse dos produtores e mencionou que o mercado de fertilizantes está mais lento atualmente.

Destacou que as projeções de quebras da produção de grãos da safra 2023/2024 fizeram com que as negociações ficassem ainda mais lentas. “Além disso, os produtores estão lidando com os efeitos do El niño , depois vem a La Niña sobre as nossas lavouras e, dessa forma, as compras de insumos para a segunda safra vêm sendo realizadas de forma cautelosa pelos produtores. Além disso, a safra 2023/2024 está mais baixa em relação às anteriores e os preços das commodities estão reduziram”.

Diante desses e de outros argumentos sobre o atual cenário, o dirigente questionou a palestrante sobre a tendência mundial e as perspectivas para o mercado de fertilizantes. Maísa iniciou sua explanação apresentando uma contextualização sobre o mercado de fertilizantes e sobre os acontecimentos nos últimos anos.

Ela explicou que o Brasil importa 85% das demandas de fertilizantes e que os grandes fornecedores são a Rússia com 22%, a China com 15%, o Canadá (13%), os Estados Unidos (5%) e Israel (4%). “Nos últimos tempos, tivemos anos atípicos, o que provocou oscilação dos preços dos fertilizantes. Em 2021, vínhamos com a recuperação da pandemia e tivemos um grande desequilíbrio entre oferta e demanda na cadeia de suprimentos, que atingiu as matérias-primas dos fertilizantes.”

De acordo com a palestrante, em 2021 o Brasil contava com bons patamares para as commodities agrícolas e isso impactou em relações positivas de troca para a aquisição desses insumos, apesar da escalada nos preços que aconteceu ao longo do ano. “Essas relações de troca ficaram bem favoráveis diante dos bons patamares das commodities agrícolas, o que consequentemente, levou a um aumento no custo junto com o consumo recorde de fertilizantes em 2021”.

Em 2022 as expectativas eram de reequilíbrio dessa oferta e demanda, mas um grande acontecimento novamente mexeu muito com o mercado de fertilizantes: a guerra entre Rússia e Ucrânia, que iniciou em fevereiro, e levou os preços dos fertilizantes a patamares recordes.

Maísa assinalou, ainda, que a Rússia é a principal fornecedora para o Brasil e isso trouxe um grande temor de que pudesse faltar fertilizantes no país, além de toda uma questão de aumento nos preços das matérias-primas, como o gás natural e o petróleo, novamente em alta, levando os preços dos fertilizantes a recordes em 2022. O ano de 2023, finalmente, foi um pouco mais normal diante desses dois anos atípicos de acontecimentos de pandemia e guerra, que são imprevisíveis”.

Além disso, 2023 o ano do retorno dos preços aos patamares médios, gerando um reequilíbrio da oferta e retomada da demanda. “Importamos 39,4 milhões de toneladas – um volume 8% maior em relação ao de 2022 e que só ficou atrás do recorde que tivemos em 2021”.

Por fim, a palestrante apresentou o panorama atual, falou sobre as perspectivas destacando que os valores dos fertilizantes no Brasil podem cair na safra 2024/2025 e comentou sobre os pontos de atenção em relação ao mercado de fertilizantes.

SEMINÁRIOS ON-LINE

De acordo com o presidente Pedrozo, a webinar faz parte do cronograma de seminários on-line ao vivo abertos ao público do setor viabilizados por meio de parceria com a Safras & Mercado. “Os eventos fornecem informações precisas e atualizadas sobre as tendências do mercado, os preços das commodities, as perspectivas de produção e consumo, entre outros temas de interesse do setor produtivo”.