Logo CNA

Santa Catarina

Sistema Faesc/Senar demonstra expressão da ATeG Maricultura na ExpoMAR 2023
CNA IMAGEM PRINCIPAL4

Evento reúne pescadores, armadores, maricultores e indústria pesqueira

30 de junho 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Com um espaço preparado para mostrar a expressão do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de maricultura, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), marca presença na ExpoMAR 2023, nesta quinta e sexta-feira, dias 29 e 30 de junho, no Centreventos de Itajaí-SC. Produtores que cresceram com o apoio da ATeG também participam e contam como a iniciativa foi importante para potencializar seus negócios.

Com foco na sustentabilidade e competitividade do setor pesqueiro e da maricultura, a ExpoMAR sedia debates e palestras sobre os principais gargalos e oportunidades para o setor. O evento reúne pescadores, armadores, maricultores e indústria pesqueira. Especialistas nacionais e internacionais apresentam os mais recentes avanços em temas como Gestão de Recursos Pesqueiros, Economia do Mar e a Pesca no Brasil, Plano espacial marinho, sinergias e conflitos, entre outros assuntos.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, destacou a satisfação em fazer parte de um evento tão importante. “A maricultura possui elevado potencial de crescimento e, ao oferecer conhecimento e exposição de tecnologias, a ExpoMAR será essencial para fortalecer o setor. É uma oportunidade para qualificarmos ainda mais nossas equipes técnicas e oportunizar novos conhecimentos aos maricultores, por meio dos debates, palestras e acesso às novas tecnologias expostas na feira. Também é um momento para apresentarmos o importante trabalho que desenvolvemos com os maricultores por meio da ATeG – programa considerado referência no estado e no país”.

A coordenadora da ATeG do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes, frisa que no estande do Sistema Faesc/Senar, é possível conhecer a metodologia da ATeG na área de maricultura, os resultados obtidos pelos produtores já atendidos e os critérios de participação no programa, que tem duração de dois a quatro anos e é gratuito. “O objetivo é qualificar produtores para gestão dos negócios. É um trabalho contínuo, que engloba todos os processos da cadeia produtiva e possibilita a realização de ações efetivas nas áreas econômica, social e ambiental, assim como os processos de gestão do negócio”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, assinala que a ATeG maricultura atendeu cerca de 79 maricultores desde 2016. “Atualmente temos um grupo com 30 produtores em três municípios na grande Florianópolis. Incentivamos o desenvolvimento da maricultura em Santa Catarina, demonstrando a sua importância para a economia do estado. Observamos que os produtores que integram a ATeG conseguem planejar as fazendas marinhas e organizar melhor a produção. Já contamos com excelentes cases de sucesso que oferecem ao mercado produtos de excelente qualidade”.

EXPOMAR

A ExpoMAR reúne Fórum Internacional de Pesca, Seminário de Maricultura, Mostra Técnico-Científica e Feira de Negócios – o primeiro e único evento da cadeia da pesca e maricultura focado em projetar e discutir o setor, gargalos e desafios para os próximos 30 anos. “É um encontro de debates, análise de tendências, geração de conhecimento, construção de pautas comuns e negócios em uma atividade muito importante para o país e com potencial de expansão e de geração de trabalho, emprego e renda”, comentou Altemir Gregolin, presidente da ExpoMAR.

A ExpoMAR: pesca, maricultura e logística, é promovida pelo IFC Brasil - International Fish Congress & Fish Expo Brasil. Tem a correalização da Fundep (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências), SINDIPI, (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região) e Univali (Universidade do Vale do Itajaí). O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Senar SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Gomes da Costa patrocinam o evento. A ExpoMAR recebe o apoio de instituições como o Ministério da Pesca, Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Itajaí, FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Abipesca (Associação Brasileira da Indústria de Pesca), Conepe (Conselho Nacional de Estudos Pesqueiros), Fepesc (Federação dos Pescadores de Santa Catarina), Rumar (Instituto Rumo ao Mar), Instituto Federal de Santa Catarina, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e ACAQ (Associação Catarinense de Aquicultura – ACAQ).