Logo CNA

Piauí

Sistema FAEPI/SENAR-PI movimenta a maior feira agropecuária do Piauí

11 de dezembro 2018

Por: Ascom Sistema FAEPI/SENAR-PI


Whats App Image 2018 12 10 at 16 26 48

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PI) promoveram diversas atividades durante a 68° Exposição Agropecuária do Piauí (EXPOAPI), o maior evento voltado para o desenvolvimento do setor produtivo do Estado.

O presidente da FAEPI, deputado federal Júlio César, ressaltou a importância da agropecuária na economia do Estado e do país. O presidente da Federação também comemorou o avanço do setor agropecuário nos últimos dois anos e enfatizou que a agricultura e pecuária deram a maior contribuição para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e garante a que tendência é crescer cada vez mais.

“Quando fazemos a avaliação do PIB percebemos que crescemos mais de três vezes e o maior fator para o crescimento econômico foi o agronegócio. Como presidente da Federação estou feliz em ver o crescimento do nosso setor e trabalharemos muito mais para que haja desenvolvimento”, disse.

Neste ano o Sistema FAEPI/SENAR – PI inovou e trouxe para a feira, além de palestras, cursos, oficinas, mini fábricas de cachaça artesanal e de farinha de mandioca - exposições de produtos de parceiros e instrutores, e também programas como o Mulheres em Campo.

Mulheres em campo

A coordenadora do Mulheres em Campo, Marina Medeiros, ressalta que a iniciativa de trazer para a feira produtos de parceiros e instrutores é de grande valia pois, “fortalece a divulgação dos cursos e programa oferecidos pelo SENAR voltados para os produtores e homem do campo”.

O Gerente Técnico, Diego Paz explica que o novo formato visa enaltecer o trabalho do Sistema. “Na Expoapi de 2018 viemos com um novo formato onde trouxemos nossos instrutores para mostrar o trabalho que o SENAR vem desenvolvendo no Piauí através de ações na área da pecuária, agricultura e promoção social”, explica.

Para o próximo ano o Sistema FAEPI/SENAR programa trazer ainda mais produtores para apresentar a sociedade o trabalho realizado no Estado, em termos de tecnologias e investimentos para o desenvolvimento da agricultura e pecuária no Piauí.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

M PSD 8027

Outro ponto alto da programação do Sistema FAEPI/SENAR-PI para a Expoapi 2018 foi o I Encontro dos polos da Rede e-Tec que aconteceu no sábado (8), onde alunos do curso Técnico em Agronegócio dos polos de Teresina, Campo Maior, Guadalupe e Parnaíba tiveram momentos de integração.

M PSD 8104

Durante a manhã participaram de palestras com a produtora rural de Paracuru – CE, Rita Grangeiro que apresentou aos alunos o modelo de gestão aplicado na Fazenda Grangeiro que se tornou referência na produção de leite, com uma produção de 3 mil litros de leite/dia e pasto na Região Nordeste; e a palestra sobre Conhecimento Pessoal com a psicóloga, Celina Lira.

Whats App Image 2018 12 10 at 16 26 49

A tarde, os alunos tiveram aula de campo nos pavilhões de ovinos, caprinos e equinos no Parque de Exposição e no estande do Sistema participaram de um bate papo sobre produção de derivados do leite com a veterinária Aline Monte e com o instrutor do SENAR Adair Cardoso.

Segundo o coordenador regional da Rede e-Tec, Reginaldo Veloso, o momento foi oportuno para integrar os polos e promover um aprendizado mais dinâmico. “O nosso primeiro encontro foi muito rico em conhecimento, apresentamos uma produtora rural de sucesso que mostrou seu modelo de gestão, a iniciativa propõe aprofundar os estudos, mostrando na prática a realidade do trabalho realizado nas cadeias produtivas. Durante a visita técnica também promovemos o engrandecimento do curso, pois levamos os alunos onde realmente acontece o agronegócio”, explica.

Matérias Relacionadas