Logo CNA

Piauí

Sistema Faepi/Senar e Banco do Nordeste firmam acordo de cooperação para expandir ações aos produtores rurais
Whats App Image 2023 09 05 at 10 13 18 AM 2

A parceria visa unir esforços para simplificar o acesso dos produtores a linhas de crédito rural e a financiamentos.

5 de setembro 2023

Por: Ascom Sistema FAEPI SENAR/PI

Nesta segunda-feira (4), o Sistema Faepi/Senar e o Banco do Nordeste (BNB) formalizaram uma parceria. A assinatura do termo de cooperação visa aprimorar o acesso ao crédito rural para os agricultores beneficiários do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG no estado do Piauí.

Através dessa colaboração, as instituições visam unir esforços para simplificar o acesso dos produtores a linhas de crédito rural e a financiamentos. Como resultado esperado, a iniciativa almeja impulsionar o aumento da renda e a melhoria das condições de vida das famílias rurais atendidas no estado.

O presidente do Sistema Faepi/Senar, deputado Júlio César, destaca a importância desta parceria. "Com essa colaboração, melhoraremos significativamente a assistência técnica. Atualmente, atendemos mais de sete mil propriedades em 140 municípios do Piauí. Com este acordo, ampliaremos nossa participação e promoveremos a universalização da assistência técnica em todo o estado. O Banco do Nordeste é um parceiro crucial em nossa região, especialmente no financiamento de investimentos. Estamos empenhados em preservar os recursos do FNE, que desempenham um papel fundamental na redução das disparidades regionais e na diminuição das desigualdades entre ricos e pobres em nosso país."

O superintendente do BNB, Francisco Lopes, enfatiza a importância da experiência do Senar na avaliação de projetos. "Contar com a expertise do Senar é um diferencial na hora de avaliar os projetos. A assistência técnica do Senar certamente resultará em uma grande melhoria na qualidade dos créditos concedidos nos municípios e, consequentemente, na produção e produtividade dos produtores assistidos".

Horácio Alcântara, gerente do AgroAmigo, ressalta a expansão das oportunidades oferecidas aos agricultores. "Antes, trabalhávamos com valores de 20 mil reais, e agora estamos expandindo para todo o Pronaf, com projetos que podem chegar a 400 mil reais de investimento e 250 mil reais de custeio. Isso abrange um público muito maior e demanda capacitação, aprimoramento e técnicas de manejo aprimoradas, e acreditamos que o Senar será um grande parceiro nesse sentido."

Participaram da solenidade de assinatura do termo de cooperação o superintendente do BNB no Piauí, Francisco Lopes; o presidente do Sistema Faepi/Senar, deputado Júlio César; o superintendente do Senar/PI, Diego da Paz; o gerente da agência BNB/Centro, Diogo Martins; o gerente estadual do AgroAmigo, Horácio Alcântara; o gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB, Ricardo Pinto; e o agente de Desenvolvimento Territorial do BNB.

Matérias Relacionadas