Sistema FAEP e Sindicato de Cascavel promovem ações durante o Show Rural

Mais de 7 mil produtores rurais de 126 sindicatos rurais vão passar pelo estande das entidades na feira agropecuária

3 de fevereiro 2026
Compartilhe:
Abre site Show Rural

Comunicação Sistema FAEP

Fonte: Comunicação Sistema FAEP

O Sistema FAEP e o Sindicato Rural de Cascavel vão mobilizar o meio rural paranaense durante o 38º Show Rural Coopavel, entre 9 e 13 de fevereiro. Nesta edição da feira agropecuária, o estande das entidades vai receber 165 caravanas de 126 sindicatos rurais, no total de 7 mil produtoras e produtores rurais de todas as regiões do Paraná.

Ao longo dos cinco dias de feira, a programação no estande do Sistema FAEP e do Sindicato Rural de Cascavel está repleta de ações práticas e tecnológicas. “Teremos ciência de ponta. O evento é uma demonstração tecnológica e de oportunidades, a feira é fantástica”, destaca o presidente do Sindicato de Cascavel, Paulo Orso. “É um evento de qualidade, com muitas novidades. Um momento estratégico para o produtor se conectar com as soluções que vão definir o futuro da nossa agropecuária estadual”, reforça o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

O estande vai reunir soluções práticas que impactam diretamente a rotina no campo. Um dos lançamentos será a plataforma CigarrinhaWeb, que exibe, em tempo real, os dados de monitoramento da cigarrinha-do-milho no Paraná. A plataforma auxilia o produtor no manejo integrado do inseto vetor, que causa graves prejuízos à cultura do milho, com perda de produtividade e qualidade das lavouras. O projeto é uma realização da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada (Rede CEM – Complexo de Enfezamento do Milho), gerida pelo Sistema FAEP, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Fundação Araucária e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

“Esse projeto vai permitir que os produtores rurais saibam quando o inseto está presente e se a população está alta em sua região em comparação com outras. Dessa forma, é possível traçar a melhor estratégia de manejo”, afirma Meneguette. 

Outra novidade será o espaço com jogos interativos, projetados para transmitir, de forma lúdica e dinâmica, conhecimentos sobre a agropecuária, o papel estratégico do Sistema FAEP e a atuação dos sindicatos rurais. “A feira é uma universidade a céu aberto, onde se demonstra o potencial do agro e as oportunidades para o produtor. Precisamos focar na busca por capacitação, tecnologia e inovação”, afirma o presidente do Sindicato de Cascavel.

Além disso, a programação prevê temas de suporte direto, com especialistas orientando sobre licenciamento ambiental, detalhando os procedimentos para que as propriedades estejam em adequação. Haverá ainda a promoção do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com cases de propriedades que servem de referência, e uma reunião do Grupo de Trabalho de Javalis, para apresentar as ações de controle desta espécie invasora. 

A Patrulha Rural Comunitária vai apresentar o trabalho na segurança. O programa Patrulha Rural Comunitária 4.0 reduziu em mais de 50% os crimes nas regiões rurais do Paraná em 2025. A novidade é a integração com a Patrulha Maria da Penha, que estreia no evento. Em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel, a ação visa levar informação e apoio específico para combater a violência doméstica no ambiente rural, orientando as produtoras sobre os caminhos para buscar ajuda.

O espaço também será palco do incentivo à nova geração, com a entrega simbólica de R$ 3 milhões em maquinários agrícolas pela Secretaria da Educação (Seed) aos colégios agrícolas do Paraná, em ação que visa fomentar a prática e a sucessão familiar no agro.