Logo CNA

Minas Gerais

Sistema FAEMG fortalece saúde no campo com novo programa especial

19 de novembro 2021

Por: SENAR MINAS

Depois do sucesso do Programa Saúde Itinerante, o bem-estar e qualidade de vida dos produtores e produtoras rurais ganham mais um reforço do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. É o novo programa especial Fortaleça Saúde, que visa atingir homens e mulheres a partir de 15 anos com informações sobre alcoolismo, tabagismo, violência doméstica e familiar e outros temas que estão cada vez mais presentes na vida das famílias.

Em um encontro virtual, 25 instrutores que atuam na Promoção Social foram capacitados para repassar o conteúdo do Fortaleça Saúde a partir de 2022. Segundo a gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Maria Rodrigues, "a rotina do produtor rural é muito intensa, com muito trabalho, pouco descanso, preocupações e grandes responsabilidades. O programa foi criado para ajudar o produtor a fazer uma pausa no seu dia, reavaliar hábitos e práticas que não são saudáveis e que podem afetar sua saúde física e emocional. Queremos fortalecer a família do campo, aumentando o bem-estar e qualidade de vida".

Saúde e Bem-estar do Homem

Michelle ainda explica que esses 25 instrutores também receberam uma atualização técnica e nivelamento de procedimentos sobre outro novo curso do Sistema FAEMG/SENAR/INAES – Saúde e Bem-estar do Homem. O evento piloto foi feito em Turmalina e as expectativas são as melhores possíveis.

“Esse curso é voltado exclusivamente para homens, com idade a partir de 16 anos. A iniciativa é uma resposta à observação de que o sexo masculino adoece e morre mais do que as mulheres. Daí a necessidade de ampliar os cuidados com a saúde do homem”, explica Michelle Camila de Paula, analista da Gerência de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema FAEMG.

O conteúdo do curso vai além dos alertas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, ressalta a analista. “As aulas reforçam a importância do acesso da população masculina a cuidados com saúde mental, doenças crônicas e doenças sexualmente transmissíveis, além de prevenção a fatores de risco”.

Os dois treinamentos estarão amplamente disponíveis para os produtores rurais em 2022. Para participar, os interessados devem entrar em contato com os Sindicatos Rurais de seus municípios.

Matérias Relacionadas