Logo CNA

Minas Gerais

Sistema FAEMG fortalece ações do FIP Paisagens Rurais

21 de março 2022

Supervisores do Projeto FIP Paisagens Rurais, executado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, participaram de reunião on-line para alinhamento das ações que serão executadas ao longo do ano. Uma das propostas é aumentar a oferta de capacitações de Formação Profissional Rural (FPR) dentro dos grupos, com a promoção de, no mínimo, dois cursos por ano, com cada técnico.

O coordenador do projeto e analista técnico do Sistema FAEMG, Ricardo Tuller, explicou que também foi alinhada a comunicação entre os cinco supervisores e os 59 técnicos com as entidades cooperadas nos 12 municípios que atualmente abrangem o projeto. “A assistência aos produtores está avançando e já conseguimos recuperar 7.500 hectares de pastagens degradadas e 6.500 hectares de passivos ambientais até o final do último ano agrícola”, afirmou.

A participação dos produtores atendidos em Dias de Campo foi outro assunto abordado na reunião, de acordo com o gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira. “Estamos planejando uma programação de dias de campo, além da participação nos grandes eventos, como é o caso da Femec e da ExpoZebu”, completou.

O FIP Paisagens Rurais oferece assistência técnica e gerencial gratuita durante dois anos, promovendo ações para a recuperação de pastagens degradadas, áreas de APP ou reserva legal, aos produtores da pecuária de corte e de leite inseridos na Bacia do Rio Tejuco. Atualmente, 1.634 produtores são atendidos.

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, por meio do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

Matérias Relacionadas