Logo CNA

Bahia

Sistema Faeb/Senar leva diversas ações para Campo Formoso, em dia de celebração

30 de julho 2021

Por: Ascom Sistema FAEB/SENAR

01 210730 144431

Live 141 anos Campo Formoso/Assinatura do Convênio "Municipio Parceiro"

Prestação de serviço, capacitação rural, ação social, solidariedade e fortalecimento do futuro. O Sistema Faeb/Senar realizou diversas iniciativas na cidade de Campo Formoso, que celebra 141 anos de emancipação política e administrativa. A principal delas foi o lançamento oficial do Projeto “Município Parceiro”, com a assinatura do convênio entre o Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, Sebrae e o Sistema Oceb.

O projeto Município Parceiro foi criado pelo Sistema Faeb/Senar para fortalecer a economia e a geração de emprego e renda das cidades baianas, com diversas ações estruturantes voltadas para o aprimoramento técnico de produtores e trabalhadores rurais, além de adoção de novas tecnologias de produção agropecuária e fortalecimento da gestão de propriedades rurais e agroindústrias artesanais. A meta é provocar impacto a curto prazo nas cidades selecionadas para a implantação do programa, que irá acontecer por um período de 2 anos, em 10 municípios na Bahia, incluindo Campo Formoso.

02 210730 144644

Agrojovem Campo Formoso

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda falou sobre o projeto e a meta com esse novo programa. “Somos um agente que está chegando em Campo Formoso para contribuir com a construção de uma sociedade ainda mais justa e mais sustentável, através de uma série de ações que vão fortalecer a economia local através do Agro. Temos uma expectativa muito grande nesse programa, porque envolve gente e são as pessoas que são capazes de fazer as grandes modificações e melhorar a sociedade”, declarou Miranda.

03 210730 144724

Foi dada a largada em diversas ações lideradas pelo Senar Bahia, como a aula inaugural do Agro Jovem, com a participação de 100 jovens; o treinamento da Feira Segura, para garantir que os feirantes do município sigam as orientações recomendadas pela OMS e que eles também possam fazer o atendimento à sua clientela, com a higiene e organização recomendadas nos protocolos de saúde; a eleição dos seis Agentes do Programa Despertar, eleitos pelos seus colegas para representarem as escolas nas ações sócio ambientais do município; e o Agro Fraterno, com doação de 300 cestas básicas de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade da Zona Rural.

04 210730 144854

Feira Segura, lançamento Campo Formoso

Outra ação realizada na região, foi a visita de Humberto Miranda na propriedade de José Carlos Galvão Filho, mas conhecido como “seu Carlinhos”, para conhecer a estrutura do Sítio Genipapo. De acordo com o assessor Regional do Senar Bahia, Gustavo Maciel, o produtor vem desenvolvendo suas atividades com uma evolução bastante significativa. “Ele está na propriedade desde 2013 e toda infraestrutura, casa, pastagens, plantação de palma, curral e outros, foram todas conquistadas com a atividade leiteira. Atualmente, o produtor tira 35 litros de leite/dia, com apenas 2 vacas e o planejamento é que ele consiga tirar em breve 100 litros/dia. O Senar Bahia está trabalhando em conjunto com esse produtor e graças as nossas orientações, ele vem crescendo cada vez mais”, declarou.

05 210730 144926

Visita propriedade Sitio Genipapo

No município já existem outras parcerias com o Sistema Faeb/Senar. Nos últimos anos, o Senar ofereceu programas técnicos voltados para os produtores de leite e também para os apicultores de Campo Formoso e região, que já foi o maior produtor de sisal no mundo e continua sendo maior produtor no estado da Bahia. Diante disto, viu-se a necessidade de buscar novos programas que acolhessem estes produtores, com novas ações e atividades, entre eles estão: o Agronordeste, Reciprocidade e Pro-Senar.

06

Na live dos 141 anos de Campo Formoso, estiveram presentes o prefeito da cidade, Elmo Nascimento; a vice-prefeita, Jaci Muniz; o ex-prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto; a secretária de Educação, Iraci Araújo; a secretária de Desenvolvimento Agrário, Econômico e Turismo, Nagy Martins; a secretária de Desenvolvimento Social, Sandra Madaly Santana; o secretário de Saúde, Paulo Henrique Nascimento; o secretário de Meio Ambiente, Edmundo Miranda; Vereadores da região; Daniela Lago, gerente de Educação e Promoção Social do Senar Bahia; Gustavo Maciel, Assessor Regional da entidade; e outros colaboradores do Sistema Faeb/Senar e da Prefeitura.

Matérias Relacionadas