Logo CNA

Bahia

Sistema FAEB/SENAR forma primeira turma do curso de 'Pilotagem de Drone para Agricultura de Precisão'
20190424 083454

30 de abril 2019

Por: Sistema FAEB SENAR

O sistema FAEB/SENAR formou a primeira turma do curso de ‘Pilotagem de Drone para Agricultura de Precisão’ na cidade de Juazeiro, no Vale do São Francisco. O treinamento, que aconteceu no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/FAEB/SENAR, capacitou os alunos para atender uma demanda de empresas da região que buscavam uma produção mais eficiente, com redução na aplicação de insumos e diminuição nos custos da propriedade rural.

O curso teve o total de 24 horas-aulas. Durante esse período, os 11 alunos, sob a orientação do instrutor Augusto Pontes Almeida, aprenderam sobre possibilidades de aplicação no campo, legislação, cuidados e segurança na operação do equipamento, boas práticas e principais aplicação da ferramenta que tem sido cada vez mais usada a favor do agronegócio.

Nas aulas práticas, os participantes aprenderam a operar o drone, atentando aos cuidados com os procedimentos de voo, utilização do aplicativo DJI Go e planejamento do voo automatizado no aplicativo DroneDeploy – plataformas que capturam imagens áreas e ajudam na condução do aparato –, seguindo todos os procedimentos padrão. Augusto também ensinou como o produtor faz a transferência e compartilhamento de imagens e vídeos.

Com o uso do drone, os produtores podem identificar falhas de plantio, estresse hídrico, competição com outras espécies. Até doenças das plantas podem ser identificadas e mapeadas a partir do uso combinado dessa tecnologia, sempre com objetivo de buscar melhorias no manejo das culturas, diminuição de contaminação dos solos das áreas produtivas, aperfeiçoamento no uso de insumos agropecuários, redução dos custos de produção e aumento de produtividade. Agora, outros Sindicatos Rurais, como os de Luis Eduardo Magalhães e Ibicoara, estudam a possibilidade de também oferece o treinamento.

Matérias Relacionadas