Logo CNA

Acre

Sistema FAEAC/SENAR – AC promove treinamento para lideranças dos sindicatos rurais com apoio do SEBRAE

9 de fevereiro 2022

Por: Astorige Carneiro (ASCOM/Sistema FAEAC/SENAR - AC)

A Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AC), em parceria com o SEBRAE, deram início na última segunda-feira (07), em Rio Branco, ao encontro de presidentes dos sindicatos rurais e consultores. Durante toda a semana, encontros diários serão promovidos para trabalhos ligados ao fortalecimento da união sindical e aumento na prestação de serviços aos produtores dos municípios acreanos.

lidsindic1

Treinamento reúne lideranças sindicais em Rio Branco de 07 a 11 de fevereiro. Foto: Ana Souza/SEBRAE - AC

A parceria faz parte do programa do SEBRAE intitulado Protagonismo Empresarial e abordará diversos tópicos, entre eles: os desafios do agronegócio, o papel dos consultores rurais, contribuição sindical, mobilização de cursos, entre outros. No primeiro dia do encontro, também foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre SENAR e os sindicatos dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri, otimizando a mobilização das ações (gratuitas) do SENAR nos municípios parceiros.

lidsindic6

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica visa melhorar a oferta do SENAR - AC nos municípios. Foto: SENAR - AC

lidsindic9

Assuntos ligados ao desenvolvimento sindical marcaram abertura do evento. Foto: SENAR-AC

Assuero Veronez, presidente da FAEAC, realizou a abertura do evento, reafirmando a importância da parceria entre as instituições para o público-alvo das ações, os produtores rurais: “Nosso objetivo principal é garantir uma vida com qualidade e dignidade às comunidades rurais. Este momento é de suma importância para que, além das ofertas do Sistema, eles estejam bem representados e apoiados pelos sindicatos.”

lidsindic2

Assuero Veronez, presidente da FAEAC. Foto: SENAR - AC

“Queremos promover um nivelamento que reforce a importância das representações sindicais, destacando o papel decisivo delas na representação do Sistema FAEAC/SENAR nos municípios. As alianças sindicais estão passando pelo programa Protagonismo Rural, que irá melhorar a prestação de serviço aos associados e garantir uma representação de qualidade. Durante esta semana, além de noções de empreendedorismo e gestão rural, também teremos participação de uma consultora do SENAR Central, em Brasília”, destacou Mauro Marcello Gomes de Oliveira, superintendente do SENAR – AC.

lidsindic3

Mauro Marcello, superintendente do SENAR - AC. Foto: SENAR - AC

Entre os participantes da semana de treinamento, está Maria Audilena Silva Novaes, representando o Sindicato Rural de Xapuri. De acordo com Maria Audilena, a consultoria de qualidade está entre as metas do sindicato: “Queremos fortalecer a união sindical, aumentar a rede de associados, e oferecer consultoria de qualidade. Nosso objetivo é ajudar os homens e mulheres rurais a permanecerem no campo, com renda própria e possibilidades de trabalho. Desta forma, contribuir também para o desenvolvimento do município e para fortalecer a bandeira do agronegócio na região.”

lidsindic7

Maria Audilena Novaes, representante do município de Xapuri, durante assinatura do Termo com presidente da FAEAC. Foto: SENAR - AC

O SEBRAE – AC, um dos principais parceiros do Sistema FAEAC/SENAR, também foi representado pelo Diretor de Administração e Finanças da instituição, Francinei Santos. Com o retorno da Unidade de Agronegócio do SEBRAE, Francinei afirma que o comportamento empreendedor é um fator decisivo para o desenvolvimento do agronegócio acreano. “O Sistema FAEAC/SENAR tem um papel fundamental para desenvolvimento rural do Estado e os sindicatos são este exato ponto de encontro entre os produtores. O empreendedorismo é nosso carro-chefe, ou seja, desenvolver o comportamento empreendedor dos produtores rurais é, para nós, ser um braço forte também para o desenvolvimento da agricultura e pecuária do Acre”, disse.

lidsindic4

Francinei Santos representou o SEBRAE durante o evento. Foto: SENAR - AC

Clovis Consoli, consultor rural, explicou que o trabalho será realizado em ciclos, e que a visão a longo prazo já está delineada para guiar os trabalhos por meio da parceria institucional. “O consultor auxilia na mobilização de associados ao sindicato, apoio nas documentações envolvidas nas gestões comerciais, entre outros serviços importantes. Estamos trabalhando por ciclos, e o atual está focado na prestação de serviços solicitados pelos empresários da área rural. No próximo ciclo (do biênio 2023-2024), o foco é na inovação nos sindicatos. A nível macro, já temos um planejamento traçado até 2025, com a meta de alcançar entre mil – 1.500 empresários rurais ligados à FAEAC”, explicou Consoli.

lidsindic5

Clovis Consoli, consultor rural, palestrou aos participantes sobre importância das consultorias de qualidade. Foto: SENAR - AC

Matérias Relacionadas