Logo CNA

Paraíba

Sistema discute inclusão de municípios produtores de citros em Zona Risco Climático
Reuniao zoneamento agricola 1

Segundo levantamento feito pela Faepa, os municípios com maiores áreas de cultivo de citros no Estado, são justamente aqueles não zoneados

28 de fevereiro 2024

Por: Ascom Sistema Faepa/Senar-PB

Fonte: Sistema Faepa/Senar-PB

Reuniao zoneamento agricola 1

O Sistema Faepa Senar reuniu entidades para debater a inclusão de municípios paraibanos numa área de Zoneamento Agrícola de Risco Climático para Citrus. Segundo a Faepa, os municípios com maiores áreas de cultivo de citros da região, são justamente aqueles não zoneados.

As cidades fora do zoneamento são: Alagoa Nova, Matinhas, Areia, Remígio, Esperança, Lagoa Seca, S. S. Lagoa de Roça, Alagoa Grande

“Esse é um instrumento de produção agrícola que está relacionado diretamente com a liberação de financiamento, caso o município não esteja listado nesta relação do zoneamento, há a impossibilidade de obter crédito para a atividade”, explicou o assessor técnico da Faepa, Izaias Soares.

O objetivo da reunião foi buscar que esses municípios que são tradicionais no cultivo dos citros e que estão principalmente localizados na região do brejo paraibano, sejam colocados na portaria do zoneamento, para que facilite a obtenção de crédito aos produtores rurais da região.

O próximo passo é que a Federação, juntamente com esses outros agentes elaborem um relatório técnico para encaminhar ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) solicitando a inclusão dos municípios do Brejo no zoneamento de citros.

A reunião aconteceu na sede do sistema e contou com representantes da Embrapa, Empaer, Banco do Nordeste e UFPB Areia. Também estiveram presentes as prefeituras de Alagoa Nova, Areia e Matinhas, além dos sindicatos de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia e Esperança.

Também participaram do encontro, o superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, o assessor técnico da Faepa, Jair Correia e também o diretor-secretário da Faepa, Alberto Atayde.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.b r

Matérias Relacionadas