Logo CNA

Sistema CNA/Senar promove palestras e negócios para produtores na SIC 2023
SIC Rodrigo

Evento foi encerrado na sexta (10), em Belo Horizonte

10 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (10/11/2023) – No último dia de atividades da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, o Sistema CNA/Senar promoveu palestras sobre o comércio eletrônico de produtos do agro, o projeto Agro.BR e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, participou de uma oficina de exportação e também falou sobre o projeto Agro.BR e a importância do e-commerce para pequenos e médios empreendedores rurais.

Rodrigo da Matta, coordenador de Promoção Comercial da CNA Rodrigo da Matta, coordenador de Promoção Comercial da CNA

Ele explicou o projeto Aterissagem em E-commerce, uma plataforma que está sendo desenvolvida pela CNA em parceria com a Apex-Brasil, que deve abrir inscrições em breve para o processo seletivo. O projeto prevê o atendimento para empreendedores rurais de cadeias produtivas atendidas pelo projeto Agro.BR, como café, mel e fruticultura.

“Nesse projeto, nós vamos prestar atendimento para rótulo e embalagem, com toda a preparação de potenciais produtores para exportação via e-commerce”, destacou Rodrigo da Matta.

Rafael Costa fala sobre a ATeG do Senar Rafael Costa fala sobre a ATeG do Senar

O coordenador técnico de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, Rafael Costa, fez uma apresentação, no espaço da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), sobre os 10 anos da ATeG e as perspectivas do agronegócio 2023/2024.

Além das palestras, os cafeicultores participam da 2ª edição do “Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados” da CNA e receberam propostas de comercialização dos seus produtos. Os cafés previamente selecionados participam de sessões de degustação no estande da CNA/Faemg/Senar na feira. Foram selecionadas 102 amostras dos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.

Programação – Durante a semana, o Sistema CNA/Senar desenvolveu inúmeras atividades na SIC 2023, entre elas, o lançamento do Prêmio Brasil Artesanal edição de café. O edital do concurso deve ser publicado em fevereiro do próximo ano e já atraiu do público do evento.

Imagem

A programação também contou harmonização de cafés inscritos no Programa Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA com chocolate, azeite e salame premiados. A sommelier e professora do curso de gastronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Larissa Fassi, conduziu os trabalhos.

A Semana Internacional do Café é uma das maiores feiras do mundo e o grande encontro de profissionais que têm o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas