Notícias
Sistema CNA/Senar promove evento em São Paulo

Tema do encontro no dia 6 de maio será “Cenário Geopolítico e a Agricultura Tropical”
Brasília (28/04/2025) – O Sistema CNA/Senar, em parceria com o Estadão e a Broadcast, promove, no dia 6 de maio, em São Paulo, o evento “Cenário Geopolítico e a Agricultura Tropical”.
O objetivo do encontro, que reunirá diversos especialistas do setor, é discutir os desafios e as oportunidades para o agro brasileiro diante das mudanças no comércio mundial.
O economista Daron Acemoglu, um dos vencedores do Prêmio Nobel de Economia em 2024 e professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), fará uma palestra magna para os convidados, com o tema “Transformações Geopolíticas: Impactos no Futuro das Relações Internacionais”.
Na abertura, o presidente da CNA, João Martins, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, e a senadora Tereza Cristina falarão sobre o cenário a situação da agricultura tropical nesse cenário geopolítico.
Em seguida, o ex-presidente do Banco dos Brics, Marcos Troyjo, o professor da FGV e pesquisador do Carnegie Endowment e Harvard, Oliver Stuenkel, e o sócio-fundador da BMJ e ex-secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, irão debater sobre a “Nova Ordem Mundial”.
O jornalista da CNN Brasil Willian Waack será o mediador dos dois primeiros painéis.
À tarde, será debatido o tema “Cenários e Perspectivas para a Economia Brasileira na Nova Geopolítica”, com moderação da jornalista Isadora Duarte, da Broadcast. Participam os economistas Alexandre Schwartsman (ex-diretor do Banco Central), Elena Landau (ex-BNDES) e Mansueto Almeida (BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional).
O último painel traz o tópico “Mudanças na Geopolítica e os Impactos no Agro Tropical” e irá reunir o presidente da Agroconsult, André Pessôa, o embaixador do Brasil junto à União Europeia, Pedro Miguel, e a CEO do Rabobank Brasil, Fabiana Alves. A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, será a moderadora.
Saúde no Campo – Durante o evento será lançado o Programa Saúde no Campo, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para promover a saúde dos produtores rurais, de seus familiares e dos trabalhadores. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e o bem-estar individual e coletivo daqueles que vivem no campo.
A imprensa interessada em realizar a cobertura do evento presencialmente deverá fazer o credenciamento . Não haverá transmissão.
Serviço
O que
: “Cenário Geopolítico e a Agricultura Tropical”
Quando
: 6 de maio
Horário
: A partir das 9h
Onde
: Hotel Grand Hyatt, em São Paulo