Logo CNA

Sistema CNA/Senar participa do Foodtech Hub Brasil
Whats App Image 2021 03 17 at 18 18 22

Coordenador de Inovação palestrou sobre “Educação do agricultor como pilar fundamental da transformação do sistema alimentar no Brasil”

17 de março 2021
Por Senar

Brasília (17/03/2021) – O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, participou, na quarta (17), do evento online FoodTech Hub Brasil, com uma palestra sobre o tema “Educação do agricultor como pilar fundamental da transformação do sistema alimentar no Brasil”.

O FoodTech Expo II é um evento internacional, considerado uma das maiores exposições virtuais de foodtechs startups da América Latina. Na edição desse ano recebeu palestrantes da área de pesquisa, indústria de alimentos e de startups foodtechs do Brasil e do exterior durante três dias.

Matheus Ferreira apresentou as iniciativas que o Sistema desenvolve para levar as transformações tecnológicas ao produtor rural no campo, como as capacitações e a Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“A educação leva em consideração conhecimento e competência. Só fazem sentido se forem aplicados e influenciarem os sistemas de produção. Amadurecemos as metodologias do Senar e percebemos como o conhecimento aplicado gerou resultados na propriedade rural”, afirmou.

Segundo Ferreira, o Brasil é uma potência em pesquisa agropecuária no mundo e a consequência dessa pesquisa proporcionou a transformação das propriedades rurais graças à abertura do produtor rural à inovação.

O coordenador argumentou que existem diversos desafios para transformar o sistema alimentar no Brasil, que passam pela profissionalização, comunicação clara e quebra de paradigma.

“O produtor rural precisa enxergar a sua propriedade como uma empresa, e receber do movimento Foodtech uma comunicação tangível, para que visualize na produção de novos ingredientes e de proteínas alternativas uma nova oportunidade de negócio.”

Ele ressaltou que os caminhos para a capacitação desse produtor passam por educação e sustentabilidade, integração entre gerações, inovação no centro da propriedade e fazer o “feijão com arroz bem feito”.

Ferreira destacou outros projetos do Senar como a Assistência Técnica e Gerencial para atender nichos como o mercado de feijão e pulses, a Rede de Inovação para o Agronegócio (AgroUp), CNA Jovem e o Produtor do Futuro.

“O evento tem total convergência com o que esperamos para identificar quem será o produtor rural do futuro.”

Matheus Ferreira colocou o Sistema CNA/Senar à disposição do movimento Foodtech para fazer a ponte com o produtor e capacitá-lo para esse nicho de mercado que está ser abrindo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas