Sistema CNA/Senar participa de seminário de agricultura irrigada em pequenas propriedades
Irrigacao por gotejamento 211119 125713

Evento virtual foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e IICA, na quinta (18)

19 de novembro 2021
Por Senar
Por CNA

Brasília (19/11/2021) O Sistema CNA/Senar participou, na quinta (18), do “Seminário Nacional de Agricultura Irrigada em Pequenas Propriedades”, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O webinar reuniu pequenos agricultores e indústrias, além de representantes do governo e da iniciativa privada ligados ao tema da agricultura irrigada.

O assessor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Mateus Tavares, participou do evento e falou sobre a capacitação dos atores envolvidos na agricultura irrigada em pequenos estabelecimentos.

Mateus citou o Programa de Agricultura Irrigada do Senar, lançado em 2018 com o objetivo de incentivar a adoção de tecnologias de irrigação, fomentar o incremento da agricultura irrigada e promover a utilização de técnicas de irrigação de precisão.

O programa é dividido em seis cursos com os seguintes conteúdos: manejo e gestão da irrigação; gestão em sistemas de irrigação por aspersão; gestão em sistemas de irrigação localizada; gestão em sistemas de irrigação por superfície; fertirrigação e reuso e gestão da energia elétrica e irrigação. Saiba mais

Segundo Tavares, em 2020 o programa atendeu 182 turmas e capacitou cerca de 2 mil produtores. Neste ano, já são 249 turmas e mais de 2,7 mil produtores capacitados. O representante do Senar também apresentou a coleção cartilhas da entidade sobre irrigação. Clique aqui para acessar a coleção completa.

Áreas de atuação