Logo CNA

Sistema CNA/Senar inicia ação em áreas rurais afetadas pelas enchentes no RS
Captura de tela 2024 05 28 174203

Iniciativa faz parte do SuperAção Agro Rio Grande do Sul

28 de maio 2024
Por Senar

Brasília (28/05/2024) – O Sistema CNA/Senar iniciou, na terça (28), uma série de visitas aos produtores e às áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul com o objetivo de traçar um diagnóstico da situação no meio rural.

A iniciativa faz parte do SuperAção Agro Rio Grande do Sul, programa criado para ajudar a reconstruir e recuperar a agropecuária no Estado e para que os produtores rurais voltem a produzir alimentos.

As equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vão ajudar os produtores em todos os estágios das necessidades produtivas, que vão desde o inventário das perdas, manutenção de maquinários, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outras.

Participaram das visitas o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, o diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Eduardo Gomes, o superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorellli, e assessores técnicos da instituição.

A comitiva se dividiu em grupos para ir a zona rural de diferentes municípios do estado para identificar as principais culturas prejudicadas. No primeiro dia, eles estiveram em São Jerônimo, Santa Cruz do Sul e Rio Pardinho.

A Farsul estima um prejuízo até agora de R$ 3 bilhões da produção agropecuária do estado. Segundo Daniel Carrara, “Vamos realizar um diagnóstico para termos um panorama completo da situação. As enchentes causaram impactos que variam de produtor para produtor, mas muitos perderam tudo, casa, produção”.

O Senar vai disponibilizar R$ 100 milhões nas ações que incluem o envio de 300 profissionais, entre técnicos e instrutores de vários estados, para reforçar a equipe que já está no Rio Grande do Sul.

Matérias Relacionadas