Sistema CNA/Senar/ICNA recebe estudantes da ESPM e da Link School of Business

Alunos foram recepcionados pelo presidente João Martins

Por Instituto CNA 31 de julho 2025
Compartilhe:
VISITA ALUNOS ESPM E LINK SCHOOL

Brasília (31/07/2025) – O Sistema CNA/Senar/ICNA recebeu, na quarta (30), um grupo de estudantes da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Link School of Business. O grupo está em Brasília para uma visita institucional de dois dias com o objetivo de conhecer a estrutura e o funcionamento da instituição.

A visita foi coordenada pelo Instituto CNA. No primeiro dia, os alunos das duas instituições de ensino foram recebidos pelo presidente da CNA, João Martins, que destacou o papel estratégico da instituição na defesa e na valorização dos interesses dos produtores rurais brasileiros.

“Temos que estar preparados para ajudar não só na organização do produtor rural, mas também na construção de políticas públicas”, afirmou.

Imagem

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, também falou sobre as ações do Senar e enfatizou a importância do diálogo entre o setor agropecuário e o meio acadêmico.

“Esse é um momento de troca. Estamos tendo a oportunidade de apresentar o Sistema para vocês. Nós, como instituição, precisamos interagir com a geração de vocês, precisamos interagir com as universidades”, ressaltou.

Diretores do Sistema CNA/Senar/Instituto apresentaram a atuação das diversas áreas da instituição em defesa dos produtores rurais.

Imagem

Aproximação - Os estudantes também fazem parte, em suas instituições, de ligas estudantis que têm o objetivo de aproximar os estudantes universitários do universo do agronegócio, e relataram suas impressões sobre a experiência na capital federal.

João Martins Pereira Carreira, estudante de Relações Internacionais na ESPM, destacou a iniciativa como uma forma de ajudar a expandir o conhecimento sobre o agro brasileiro em diversas áreas.

“É o principal setor da economia. A gente consegue discutir e aprender um pouco sobre diversas áreas como, por exemplo, a questão internacional, a parte administrativa e legislativa. É um conhecimento muito relevante para nós”.

Imagem

Maria Eduarda Zoz Rocha também cursa Relações Internacionais na ESPM e integra a Agro ESPM. Ela avaliou a experiência como uma “grande oportunidade de entender o setor”.

“A gente vê aqui quantas pessoas estão trabalhando para tudo funcionar. E, como universitária, é uma oportunidade imensa poder acompanhar de perto como é o dia a dia do profissional do agro”.

Igor José Martins, estudante de administração da Link School of Business e presidente da Liga de Agronegócio da faculdade, falou da importância de conhecer a CNA, o Senar e o Instituto.

“Estar aqui conversando com essas pessoas, conhecendo as ações, nos dá uma visão de mundo completamente diferente, que só tem a agregar”.

Imagem

Segundo dia - A programação do grupo de estudantes seguiu na quinta (31). Pela manhã, eles visitaram o Congresso Nacional e, à tarde, conheceram o HUB CNA, onde foram recebidos pela coordenadora Danielle Leonel, que falou sobre iniciativas de inovação tecnológica para o agro.

Os alunos foram acompanhados pela diretora executiva do Instituto CNA, Monika Bergamaschi, e pelo diretor executivo adjunto, Matheus Ferreira.

Camila Cavaliere, estudante de Publicidade e Propaganda da ESPM, classificou a experiência como enriquecedora para construir relacionamentos. “É uma experiência extremamente valiosa para o nosso futuro”.

Segundo Adriano Murad, também estudante de Publicidade da ESPM, a iniciativa acrescenta conhecimento tanto para o ensino quanto para a carreira profissional.

“Conhecemos muitas coisas sobre o mercado, sobre as opções de caminhos que poderemos seguir no agro”, disse.