Logo CNA

Sistema CNA/Senar fala sobre evolução e perspectivas do emprego no agro
Live empregos

Webinar discutiu o crescimento de oportunidades no setor, na quinta (4)

5 de abril 2024
Por CNA

Brasília (05/04/2024) O Sistema CNA/Senar promoveu uma discussão, na quinta (4), sobre a evolução e perspectivas do emprego no setor no webinar Agro Futuro!.

A coordenadora de Educação Formal do Senar, Maria Cristina Ferreira, e a assessora do Núcleo Econômico da CNA, Isabel Mendes, conversaram com a líder e consultora de vendas da plataforma de recrutamento e seleção Plooral, Carolina Farah, sobre o crescimento do setor e, consequentemente, das oportunidades de emprego.

Isabel trouxe números do agro e explicou por que é necessário entender a importância da agropecuária e do agronegócio brasileiro. Segundo ela, a economia nacional registrou alta de quase 3% em 2023 graças ao crescimento da produção agropecuária no ano.

"O agro é um dos principais motores da economia e isso está diretamente relacionado ao mercado de trabalho porque a atividade econômica gera empregos. Somos o terceiro maior exportador agro do mundo e, portanto, fundamentais para a segurança alimentar do planeta. Segundo a FAO, a produção de alimentos deverá aumentar em 70% até 2050 devido ao crescimento populacional mundial e o Brasil tem grande potencial para atender essa demanda”.

A economista apontou que, em 2023, o agro tinha mais de 28 milhões de pessoas trabalhando no setor, com profissionais mais qualificados e maiores ganhos devido, principalmente, à formalização e ao aumento do nível educacional da mão-de-obra.

“Com a evolução da tecnologia não há destruição do emprego, mas transformação e migração, que demandam capacitação. Com isso, cresce a procura por profissionais de diversas áreas, como serviços de logística e transporte, gestão financeira, agronômica e ambiental de propriedade, operação de drones. Ou seja, à medida que a agricultura digital evolui, vamos ter um maior número de vagas para esse tipo de profissional".

Maria Cristina falou sobre a metodologia do Senar para identificar as demandas do setor, as mudanças profissionais do processo produtivo e como levar formação profissional para as pessoas interessadas em atuar no campo.

De acordo com a coordenadora, o Senar faz uma escuta qualificada com produtores e empresas do agro para construir os cursos e entender a demanda do mercado.

"A gente observa que a formação à distância traz flexibilidade de estudos para quem está no mercado e não tem disponibilidade em participar presencial dos cursos regulares e dos livres. O Senar identifica na tecnologia educacional uma maneira de levar às pessoas oportunidades de formação".

A coordenadora destacou a última seleção dos cursos técnicos, que contabilizou mais de 13 mil inscritos nos cursos de Agricultura, Agronegócio, Fruticultura, Florestas e Zootecnia, para as mais de 3 mil vagas distribuídas em polos localizados nas cinco regiões brasileiras.

“As mudanças tecnológicas no setor geram mais oportunidades, sendo perceptível o crescimento de pessoas interessadas no campo.”

As duas profissionais falaram sobre as oportunidades de capacitação e oferta de empregos na plataforma empregosagro.com.br , que oferece mais de sete mil oportunidades no setor.

Para assistir o webinar na íntegra, acesse:

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas