Logo CNA

Sistema CNA/Senar e Sebrae anunciam "Juntos pelo Agro" para apoiar o setor
Sebrae1

Acordo de cooperação beneficiará pequenos e médios produtores rurais brasileiros

31 de março 2022
Por CNA
Por Senar

Carlos Melles e João Martins

Brasília (31/03/2022) - O Sistema CNA/Senar e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram, na quarta (30), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) “Juntos pelo Agro” para a realização de ações em apoio ao agronegócio brasileiro.

O objetivo do Acordo é fomentar o desenvolvimento de empreendedores e de micro e pequenas empresas e a melhoria do ambiente de negócios do setor e da imagem do agronegócio brasileiro junto à sociedade através da realização de articulações conjuntas.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; do presidente do Sebrae, Carlos Melles; do vice-presidente da CNA e integrante do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, José Zeferino Pedrozo; do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara; e do diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

“O Sistema CNA/Senar e o Sebrae têm as suas peculiaridades e são imbatíveis em determinados procedimentos e ações. Vamos trabalhar juntos e fazer o que cada um tem competência para fazer pelo bem dos pequenos produtores e empresários”, afirmou João Martins.

Autoridades que assinaram o ACT

O presidente do Sebrae apontou a metodologia de treinamento empreendedor do Sebrae como um dos principais benefícios para os produtores. Segundo ele, a entidade colocará quatro mil agentes de desenvolvimento, publicidade empreendedora, educação empresarial e crédito assistido à disposição dos produtores participantes.

“Nós sabemos produzir bem e temos tecnologia, mas precisamos avançar da porteira para fora. Ser empreendedor, saber comercializar, saber industrializar e agregar valor. Esse é o nosso principal desafio”, disse Carlos Melles.

Daniel Carrara ressaltou que os planos de trabalho iniciais priorizarão ações de gestão, empreendedorismo, agroindústria e inovação, por meio dos programas Negócio Certo Rural, Empretec Rural, Produtos Artesanais e ALI (Agente Local de Inovação).

“Hoje damos mais um passo nesse grande projeto que terá muitos anos de duração, cada uma na sua área de atuação e com recursos próprios, para que nós consigamos efetivar essa parceria e fazer a diferença no setor rural”, declarou o diretor-geral do Senar.

Daniel Carrara

O diretor técnico do Sebrae disse que a ideia foi juntar o que as entidades já fazem com excelência e trabalhar “em rede”, com organização e planejamento, para beneficiar os produtores de todo o Brasil.

Conforme Bruno Quick, foram definidos cinco eixos de atuação – mercado, qualificação gerencial e técnica, alimentos diferenciados, cadeias produtivas e informação e inteligência. Ao todo, 10 setores serão atendidos: agroindústria, apicultura, bovinocultura de leite e de corte, cacau, café, fruticultura, mandioca, piscicultura e ovinocaprinocultura.

A cerimônia contou, ainda, com a participação dos vice-presidentes da CNA José Mario Schreiner, Muni Lourenço, Mário Borba e Júlio Rocha, além dos presidentes da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra; da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Ribeiro; e de superintendentes regionais do Senar.

Representantes do Sistema CNA/Senar e do Sebrae no evento

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Adriano Brito
Telefone: (61) 2109-1419
https://flickr.com/photos/canaldoprodutor
https://twitter.com/SistemaCNA
https://www.facebook.com/SistemaCNA
https://www.instagram.com/SistemaCNA/
https://www.facebook.com/SENARBrasil
https://www.youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas