Logo CNA

Sistema CNA/Senar e embaixada de Israel promovem evento em comemoração ao Dia Mundial da Abelha
52906631417 fcbe0d8809 c

Seminário ocorreu na quinta (18), em Brasília

18 de maio 2023
Por CNA

Brasília (18/05/2023) – Em comemoração ao Dia Mundial da Abelha, o Sistema CNA/Senar promoveu, em parceria com a Embaixada de Israel, um seminário na sede da Confederação para discutir temas de interesse do setor apícola.

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, representou o presidente da CNA, João Martins, e destacou na abertura as ações do Sistema CNA/Senar para capacitar e transferir tecnologias, falou da importância da criação de abelhas como alternativa de renda e de produção sustentável, e mostrou como as características empreendedoras dos produtores rurais brasileiros podem ajudar a desenvolver cada vez mais o setor.

Diretor-geral do Senar, Daniel Carrara Diretor-geral do Senar, Daniel Carrara

“O Brasil tem cerca de 100 mil apicultores, segundo dados do Censo, que produzem 56 mil toneladas de mel por ano. Precisamos cada vez mais profissionalizar a produção de mel para que os produtores rurais e seus familiares tenham uma vida digna”, afirmou Daniel.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, disse que o país produz 3,6 mil toneladas de mel por ano, mas a vantagem competitiva do país não está no volume de mel produzido, mas nos novos métodos e tecnologias utilizados para prolongar a vida das abelhas, evitar doenças e parasitas e estimular alternativas de produtos vindos da abelha.

Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine

“Tudo isso é possível por meio de um sistema avançado de pesquisa, da cooperação entre pesquisadores e produtores, e de um ecossistema que apoia novos produtos e procura de soluções mais criativas”.

Ainda na abertura, o adido agrícola da Embaixada de Israel no Brasil, Ari Fischer, fez uma apresentação sobre a criação de abelhas no país israelense e a importância da atividade na economia do país. “A apicultura em Israel é uma atividade relevante e crescente. A produção de mel em Israel é principalmente realizada em áreas rurais e em pequenas fazendas e o produto é reconhecido por sua alta qualidade e sabor distinto”.

Adido agrícola da Embaixada de Israel no Brasil, Ari Fischer Adido agrícola da Embaixada de Israel no Brasil, Ari Fischer

Fischer explicou que Israel foi e tem sido pioneiro no desenvolvimento de tecnologias modernas para a apicultura, como alimentação suplementar inteligente; equipamentos para extração de mel; seleção genética; manejo integrado de pragas; abordagens ecológicas, entre outros.

Números – De acordo com dados da Pesquisa Pecuária Municipal 2021 do IBGE, os maiores produtores de mel do Brasil são Rio Grande do Sul (9,2 mil toneladas), Paraná (8,4 mil) e Piauí (6,9 mil toneladas). Em 2021, a produção total no país foi de 56 mil toneladas e o volume exportado foi de 47 mil toneladas. Conforme os dados, 84% do volume de mel produzido pelo Brasil foi para o mercado externo, segundo a ComexStat.

Veja como foi o evento:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas