01/04/2019

Sistema CNA participa de entrega de veículos para o Patrulha Rural

Brasília (01/04/2019) – O Sistema CNA/Senar/ICNA participou na semana passada, em Goiânia (GO), da solenidade de entrega de 50 caminhonetes para o programa Patrulha Rural. A iniciativa é uma parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o governo do estado para combater a criminalidade no campo em 200 municípios goianos.

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, e o secretário-executivo do Instituto CNA, André Sanches, estiveram presentes no evento, que teve a presença do presidente do Sistema Faeg, deputado José Mário Schreiner, do governador Ronaldo Caiado, dos secretários de Segurança Pública, Rodney Miranda, de agricultura, Antônio Carlos de Souza, além de representantes das políticas civil e militar e presidentes de sindicatos rurais.

As ações do Patrulha Rural têm o apoio do Sistema CNA, que criou o Observatório da Criminalidade no Campo para mapear o quadro de violência na zona rural com o objetivo de ajudar os estados e municípios a monitorar a prática de crimes nas propriedades rurais, como assaltos roubos e furtos. O projeto piloto do Observatório foi feito no Distrito Federal e Goiás é a próxima unidade da Federação onde serão feitas as pesquisas.

Goiás tem sido um exemplo a ser seguido no combate à criminalidade no campo e as ações do Sistema CNA/SENAR/ICNA se complementam as ações do estado e uma das funções do Observatório é divulgar bons exemplos com o apoio das federações estaduais de agricultura e pecuária.

O presidente do Sistema Faeg reforçou que a parceria com a secretaria de segurança pública do estado é o primeiro passo para grandes ações de combate ao crime do campo à cidade.

“Primeiro precisamos estruturar a PM dando suporte para que os policiais trabalhem, mas é fundamental investir em serviço de inteligência para abortar o crime no processo de planejamento”, pontuou Schreiner.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR (com informações do Sistema Faeg)
Telefone: (61) 2109 1419
Fotos: Fredox Carvalho/Ascom Sistema Faeg
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Veja também