Logo CNA

Sistema CNA lança programa de alimentos artesanais e tradicionais
IMG 1533

Iniciativa busca agregar valor à produção dos pequenos e médios produtores

15 de março 2019
Por CNA

Brasília (15/03/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, na quinta (14), o Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais para potencializar o desenvolvimento da cadeia produtiva e agregar valor à produção de pequenos e médios produtores.

A apresentação do programa ocorreu em uma videoconferência transmitida da sede da CNA para representantes das 27 federações de agricultura e das administrações regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Na abertura, o presidente da CNA, João Martins, destacou que a Confederação é “a casa do agronegócio, representando produtor rural que produz e também aquele que busca a comercialização para agregar valor ao seu produto”.

O programa faz parte de uma das prioridades da Confederação para levar tecnologias e dar condições diferenciadas para uma nova classe média rural, proporcionando melhoria de renda e aumento de competitividade.

O presidente do Sistema CNA, João Martins, e o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara

O presidente do Sistema CNA, João Martins, e o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, afirmou que a iniciativa também vai gerar benefícios para as pessoas que, em algum momento, já participaram de ações de promoção social do Senar voltadas para o processamento de alimentos. “O programa também está alinhado com ações do Sistema CNA para estimular a exportações de produtos de pequenos e médios produtores”.

Em 2018, uma pesquisa realizada pela CNA apontou que 56% dos produtores de alimentos artesanais têm dificuldades em atender as exigências legais quanto à produção e processamento e outros 25% têm dificuldades em obter lucro e ter uma clientela fixa.

A superintendente técnica-adjunta da CNA, Natália Fernandes, afirmou que o Sistema CNA/Senar/Instituto elaborou o programa com o objetivo de agregar valor aos alimentos artesanais e tradicionais a partir dos resultados da pesquisa e de outras iniciativas e solicitações relacionadas às agroindústrias artesanais.

Natália Fernandes, superintendente técnica-adjunta da CNA

Natália Fernandes, superintendente técnica-adjunta da CNA

“O primeiro passo será a identificação dos produtores de alimentos artesanais e tradicionais por meio de um formulário online para mapear quem, onde eles estão localizados e o que tipo de alimentos artesanais e tradicionais eles produzem”, afirmou Natália.

Após a análise desses dados, serão desenvolvidas ações nas áreas de Capacitação e Assistência Técnica e Gerencial, Regulamentação, Comercialização e Marketing, Organização Coletiva, além de Tributação e Crédito.

Para preencher o cadastro de produtores rurais, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/p ...

Assista ao vídeo sobre o programa:

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas