Logo CNA

Sistema CNA debate criminalidade no campo
AUGUSTO FAEG

Tema foi tratado em audiência pública virtual promovida pela Comissão de Agricultura da Câmara

30 de junho 2021
Por Instituto CNA

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

Brasília (30/06/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (30), de audiência pública virtual promovida pela Comissão de Agricultura da Câmara para debater a situação da criminalidade no campo. A presidente do colegiado, deputada Aline (PSL-PR) e o deputado José Mário Schreiner (DEM-GO) foram autores do requerimento para a realização do encontro.

O assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Augusto César de Andrade, representou a CNA na discussão, que reuniu representantes das polícias militares de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, que relataram as experiências estaduais e os resultados do combate à criminalidade.

Andrade falou das iniciativas realizadas pela CNA para acompanhar de perto as questões sobre segurança rural como a criação, em 2017, do Observatório da Criminalidade no Campo.

O assessor jurídico também destacou que a CNA promoveu encontros com corporações de todo o país para o compartilhamento de informações e experiências no combate à criminalidade.

O advogado relatou, ainda, o trabalho feito em Goiás para combater a criminalidade no campo. O Estado é referência em iniciativas para conter e combater a ocorrência de delitos nas propriedades rurais. Uma das ações é o Patrulha Rural, uma parceria desenvolvida com a Polícia Militar que faz o patrulhamento georreferenciado para identificar as ocorrências nas fazendas.

Segundo Andrade, dentro desse programa, foram disponibilizadas viaturas, equipamentos tecnológicos, além da criação do Batalhão Rural, entre outras medidas. Um dos focos do programa é dar mais agilidade ao atendimento à população a partir das denúncias feitas por moradores da zona rural.

Também há grupos de whastapp para que as famílias no campo tenham um contato mais direto com autoridades policiais no sentido de estreitar a integração com a polícia. Ainda no estado, foi criado o Conselho de Segurança Rural, com participação ativa dos produtores rurais.

“Há muito trabalho pela frente, mas as ações da Faeg e da CNA têm sido positivas no sentido de contribuir para dar a segurança necessária ao produtor para que ele possa continuar produzindo e gerando renda”, concluiu o assessor jurídico.

Vídeo da audiência

Assessoria de Comunicação CNA

Matérias Relacionadas