Logo CNA

São Paulo

Sindicatos rurais podem atuar como polos de ensino universitário no modelo EAD
Unisa 13abr23 banner

Parceria do Sistema Faesp/Senar-SP com Unisa já implantou ensino a distância em 9 sindicatos. Projeto é também uma fonte de receita para a rede sindical

14 de abril 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Em reunião realizada nesta manhã na sede do Sistema Faesp/Senar-SP, diretores da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), do Centro da Agricultura do Estado de São Paulo (Caesp) e de representantes da Universidade Santo Amaro (UNISA), foram apresentados detalhes da parceria que possibilita que sindicatos rurais paulistas se tornem polos de Ensino a Distância (EaD) de cursos universitários. Esta foi a terceira reunião de mobilização – desta vez com 15 sindicatos rurais do entorno de São Paulo. Atualmente nove sindicatos atuam como polos de ensino, e com isso cumprem sua função social de formação profissional, além de gerar recursos financeiros para manter suas atividades junto aos produtores rurais. Participaram também do encontro representantes de sindicatos de várias regiões.

Há um potencial de mercado para ampliação dessa rede de ensino a distância por meio dos sindicatos, que vem ao encontro da vocação dessas entidades e do Senar-SP. Pedro Lucchesi, diretor tesoureiro da Faesp, destacou a importância da parceria com a Unisa. “Nosso futuro, o futuro do produtor rural, depende da educação. Cada vez é mais necessário que o homem do campo tenha especialização e o ensino superior é importante para essa formação. Essa iniciativa vai enriquecer o foco educacional do Sistema Faesp/Senar-SP/Sindicatos Rurais”, explicou Lucchesi.

A Caesp está orientando os sindicatos rurais na implantação desse projeto, incluindo as extensões de base. Mesmo em cidades em que já exista ensino superior de outras entidades, é possível criar novos polos, a partir de análise de viabilidade da Unisa – em 20 dias é possível colocá-lo em pleno funcionamento, caso o sindicato atenda aos requisitos. Com a participação dos sindicatos rurais, muitas pessoas de todas as idades poderão ter acesso a ensino de qualidade e a preços acessíveis. A procura por cursos de formação superior no meio rural é cada vez maior e a modalidade EaD tem tudo para dar certo, a partir do empenho dos sindicatos rurais na captação de alunos. É uma oportunidade de investimento baixo e ótimo retorno financeiro para os sindicatos – os representantes presentes ao encontro de hoje demonstraram muito interesse em participar do projeto e viabilizar a criação desses núcleos de ensino em suas regiões.

O superintendente do Senar-SP, Mario Biral, destacou a dimensão que essa iniciativa pode ganhar ao chegar a toda a rede sindical. “O sindicato vai se tonar faculdade. É uma oportunidade de se oferecer ensino superior a quem achava que não seria possível. Vamos continuar levando essa ideia a todos os sindicatos, para que possam oferecer os cursos da Unisa a preços acessíveis aos produtores e trabalhadores rurais, seus familiares e todos os interessados. É capacitação de qualidade, que é também a vocação do Senar-SP”, destacou.

A Unisa fez uma apresentação técnica para explicar aos representantes dos sindicatos rurais como é possível a criação de um polo EaD. O reitor da universidade, Prof. Dr. Eloi Francisco Rosa, explicou que a iniciativa teve início com o desenvolvimento de cursos de capacitação sobre saúde no campo, antes oferecidos presencialmente e, agora já em ambiente virtual, atingem um número cada vez maior de pessoas. “Essa parceria permite levar educação superior de alta qualidade a regiões que antes tinham dificuldade de acesso”, destacou o reitor. O CEO da Unisa, Alessandro Veronezi, destacou que é perfeitamente viável implantar esse sistema na rede sindical. “Com essa estrutura já existente, é possível levar os nossos conteúdos a todos os associados dos sindicatos rurais”, afirmou, ressaltando que todos esses conteúdos ficam disponibilizados aos alunos de modo permanente. A diretora da instituição, Lucia Ribeiro, destacou o pioneirismo da Unisa no EaD, com reconhecimento do MEC com nota máxima. “Além de democratizar o acesso ao ensino superior, a abertura de um polo pode ser um negócio bastante rentável aos sindicatos rurais”, concluiu.

Participaram também do evento o superintendente da Caesp, Marcos Jr.; o gerente do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) do Senar-SP, Roberto Duarte, e técnicos do Sistema Faesp/Senar-SP.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas