Logo CNA

São Paulo

Sindicato Rural de Batatais reúne jovens que participaram do “Jovem Agricultor do Futuro” entre 2007 e 2013
BANNER

1° Encontro Egressos Jovem Agricultor reforça os laços do Sindicato com os jovens e celebra o sucesso do Programa

4 de outubro 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Há algum tempo o coordenador do Sindicato de Batatais, Júlio Pereira, vinha alimentando o sonho de reunir “essa meninada” – como ele diz carinhosamente – que participou do Programa Jovem Agricultor do Futuro. Segundo ele, muitos dos que eram jovens quando participaram hoje são pais e mães de família, atuando na produção rural. “É muito gratificante e emocionante poder trabalhar com os jovens e oferecer oportunidades a eles, influenciar positivamente em suas vidas”, diz Júlio.

O sonho de Júlio foi realizado mês passado, pois no dia 16 aconteceu o “1° Encontro Egressos Jovem Agricultor”, que reuniu 117 participantes do Programa do período de 2007 a 2013. Foi um dia repleto de alegria, homenagens e histórias compartilhadas de todos que fizeram parte desta jornada. A finalidade do evento – realizado na área onde se desenvolve o programa, numa área onde antes ficava uma unidade da FEBEM – foi de manter os laços do SENAR-SP com esses jovens, e de continuar oferecendo novas oportunidades através dos outros cursos de capacitação, qualificação e requalificação realizados pelo Sindicato Rural de Batatais. Foi também um momento de reencontro para saber como esses jovens estão hoje, anos após terem participado do Programa.

“Esse Programa é nossa ‘menina dos olhos’”, diz o presidente do Sindicato Rural de Batatais, Luis Roberto Marques, ressaltando a riqueza do conteúdo das aulas. “Os jovens praticam o que aprenderam nas propriedades onde são produzidos os mais diversos cultivares, como nas lavouras de café, soja, milho, fruticultura e também pecuária leiteira. É um projeto que nos traz muita alegria”, ressalta Luis. Muitos jovens que participaram do Jovem Agricultor do Futuro desenvolveram suas carreiras no Agro graças ao trabalho do Sindicato Rural de Batatais, assim como todos os outros sindicatos que oferecem o Programa, o que demonstra a força da rede sindical na vida de muitas pessoas e que a dedicação do SENAR-SP em incentivar o produtor rural desde a juventude traz resultados. Para os egressos do Programa que estão em busca de oportunidades de trabalho, a capacitação abre portas.

O sucesso do Programa Jovem Agricultor do Futuro envolve também o desempenho dos instrutores e o apoio de empresas e prefeituras que, ao abrir os caminhos do empreendedorismo no campo para as novas gerações, ajudam a pavimentar o futuro do agro paulista.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas