Logo CNA

Minas Gerais

Simulados demonstram na prática técnicas de prevenção e combate a incêndios em canaviais

3 de novembro 2020

Por: SENAR MINAS

Começaram os simulados do treinamento de “Prevenção e combate a incêndios em canaviais”, uma iniciativa do Sistema Faemg/Senar/Inaes em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG) e com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM-MG).

Mais de 650 pessoas participam das aulas, no formato EaD e presencial. Os bombeiros ministraram a aula prática para 24 participantes da Usina Volta Grande, no município de Conceição das Alagoas no dia 21 de outubro. No último dia 14, eles estiveram na Usina Delta.

Simulados demonstram na prática técnicas de prevenção e combate a incêndios em canaviais - SENAR MINAS

O projeto piloto é desenvolvido no Triângulo Mineiro e a expectativa é expandir para outras regiões, diante da necessidade de reduzir os incêndios por meio da prevenção e minimizar os danos ambientais. O treinamento é acompanhado pela Coordenadoria de Inovação e Conhecimento (CIC) e faz parte dos cursos de Educação Corporativa, na modalidade híbrido, desenvolvidos pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes

Desenvolvimento

Os três primeiros módulos são de aulas virtuais, ministradas pelos bombeiros. Os participantes recebem informações teóricas sobre primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, e ainda do sistema de comando em operações. No último módulo, presencial, esses profissionais vão até as empresas e ensinam na prática sobre o uso de EPI’s, formas de combate, manuseio dos equipamentos, entre outras técnicas. A carga horária total é de, aproximadamente, 20 horas.

Simulados demonstram na prática técnicas de prevenção e combate a incêndios em canaviais - SENAR MINAS

O simulado é acompanhado pelos instrutores da área de Formação Profissional Rural, que posteriormente serão multiplicadores em novas turmas. “Para participar do treinamento presencial é preciso concluir os módulos virtuais e receber a certificação. Este projeto foi desenvolvido para atender uma demanda das empresas do setor sucroalcooleiro, que precisam ter colaboradores capacitados para o combate a incêndios em canaviais”, explica a coordenadora da CIC, Tércia Almeida. De acordo com ela, esta primeira etapa de aulas vai acontecer até fevereiro de 2021, e outras estão previstas ao longo do próximo ano.

Iniciativa de sucesso

“Este projeto veio ao encontro das necessidades que a pandemia acabou nos impondo, de manter a equipe treinada, mesmo com as dificuldades do momento. E a plataforma do Sistema Faemg/Senar/Inaes ofereceu esta opção de dar o treinamento, em alto nível, e expandindo este serviço de maneira exponencial. O conteúdo que gravamos agora está disponível para ser replicado várias vezes. E o treinamento presencial é um modelo eficiente, em que os participantes realizam dentro das próprias empresas, no local onde já estão habituados. É uma oportunidade valiosa” - tenente coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar em Uberaba.

Simulados demonstram na prática técnicas de prevenção e combate a incêndios em canaviais - SENAR MINAS

“Parabéns a todos do CBM-MG e do Sistema Faemg/Senar/Inaes, que aceitaram e transformaram a ideia em uma realidade. Com certeza, resultará na redução de incêndios em canaviais nos próximos anos, já que a intenção é continuar com o programa com novas turmas e reciclagem das turmas atuais” - Jadir Oliveira, gerente ambiental da SIAMIG.

“O treinamento foi muito importante para agregar mais conhecimento e também para alinhar a mesma linguagem com o Corpo de Bombeiros, para que possamos caminhar juntos nesta prevenção e combate aos incêndios” - Alexandre Felipe Cardoso, instrutor do Senar Minas.

Simulados demonstram na prática técnicas de prevenção e combate a incêndios em canaviais - SENAR MINAS

“O treinamento é muito positivo. Temos uma grande aceitação e engajamento dos participantes, que agora estão vivenciando a parte prática, inclusive com o manuseio de equipamentos e do caminhão-pipa. Nosso objetivo é evitar ou minimizar os focos de incêndios para o ano que vem, reduzindo os danos ambientais e os prejuízos” - Gabriela Abrahão Stucchi, 2º Sargento do CBM-MG e instrutora do treinamento.

“A parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais é muito importante para divulgar as técnicas de combate a incêndios, mais notadamente em áreas de canaviais no Triângulo Mineiro. Este ano foi marcado pelas inúmeras queimadas que tivemos na região, com diversos prejuízos ao meio ambiente e às empresas. Isso fez com que a demanda por equipes de brigada de incêndio aumentasse consideravelmente, e este curso piloto que fizemos servirá de parâmetro para treinamento de equipes de brigada em todo o Estado de Minas Gerais” - Caio Oliveira, gerente regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes.

Simulados demonstram na prática técnicas de prevenção e combate a incêndios em canaviais - SENAR MINAS