ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Show Rural Coopavel reflete otimismo na volta do crescimento econômico do país
Showrural2 0 50059000 1515061027

Feira de tecnologia e informação é vitrine para inovações do agronegócio brasileiro

13 de fevereiro 2017
Por Senar

A edição deste ano do Show Rural Coopavel, em Cascavel (Oeste do Paraná), foi marcada pelo otimismo em relação à recuperação econômica do país. A aposta na volta do crescimento da economia pode ser confirmada pelo grande número de novidades em máquinas, equipamentos, insumos, sementes, tecnologias, agroquímicos e técnicas de manejo.

A feira contou com 520 expositores das mais diversas áreas do agronegócio. E tinha novidades para todos os gostos. A produtora Jandira Maria Costa, integrante da caravana do Sindicato Rural de Jundiaí do Sul (Norte Pioneiro), buscou informações sobre equipamentos para produção de leite. Sempre atenta às novidades na área, ela também adquiriu conhecimento por meio das diversas palestras que ocorreram ao longo do evento. “A gente volta mais rica em conhecimento”, diz.

O casal Claudecir de Moura e Cristiane Skczkowski, de Bituruna (Região Sudoeste), tinha interesse em informações sobre a produção de grãos. “Estamos procurando conhecimento na área de plantio de milho, soja e feijão”, afirma Moura.
Mesmo com uma programação voltada para novos conhecimentos e tecnologia, o Show Rural também recebeu visitantes interessados em mesclar negócios com lazer.

Foi o caso do produtor Orlando José da Silva, que visitou a feira com a caravana do Sindicato Rural de Vera Cruz do Oeste (Região Oeste). Neste ano, ele veio com as duas filhas e com o neto de dois anos. “Ele quer ver os tratores”, diz o avô coruja, que além de um passeio com a família aproveitou para buscar uma roçadeira nova.

Jandira Maria Costa, de Jundiaí do Sul: oportunidade de buscar conhecimento Cristiane e Claudecir, de Bituruna, buscaram informações na área de plantio de grãos Orlando José da Silva, de Veracruz do Oeste, levou a filha Rosimari e o neto Fernando para o Show Rural.

Desenvolvimento

Durante o Show Rural ocorreu a posse da nova diretoria do Programa Oeste em Desenvolvimento, iniciativa que busca promover o desenvolvimento econômico da região por meio de um processo participativo, fomentando a cooperação entre os atores públicos e privados, para o planejamento e implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada.

O empresário Danilo Vendruscolo assumiu o comando do programa, tendo como vice Elias Zydek. Segundo Vendruscolo, um dos desafios será a criação de uma região livre de febre aftosa sem vacinação.

Com esse status, segundo ele, os produtores de leite da região receberiam cerca de 10% a mais pela produção, além de abrir novos mercados para a carne suína e bovina no mercado internacional. “Este é um programa que legitima a participação efetiva da sociedade organizada na construção de projetos e propostas que visam, acima de tudo, o bem comum”, afirmou.

Presente na cerimônia, o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, defendeu a diversificação da produção agropecuária no Oeste. Hoje a região responde por 70% da produção de suínos e 35% da produção de aves do Estado. “Vamos engrossar mais esse caldo que hoje é muito concentrado em quatro produtos. Existem oportunidades em olericultura, frutas e madeira”, afirmou.

Apoio

O Sistema FAEP/SENAR-PR esteve presente na feira. Pelo estande de 271 m2 da instituição passaram 202 caravanas vindas de todas as regiões do Estado, totalizando cerca de 9 mil visitantes.

Para o presidente do Sistema FAEPSENARPR, Ágide Meneguette, que esteve no Show Rural Coopavel, visitou estandes e conversou com parceiros, a feira é uma excelente oportunidade de “estreitar as relações com os parceiros que lutam ao nosso lado por uma agropecuária mais forte e produtiva”.

Durante a feira, o presidente se reuniu com Carlos Gabiatto, secretário-geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), para discutir pautas comuns para defesa do agronegócio paranaense.

Segundo o superintendente do SENAR/PR, Humberto Malucelli Neto, o evento traz benefícios tanto para o produtor, que tem oportunidade de ver na prática informações que conhece apenas no plano teórico, quanto para a própria instituição.

“Os técnicos do SENAR/PR têm oportunidade de conhecer diversas novas tecnologias, acompanhar o que está sendo produzido, além de fazer contatos e criar parcerias”, afirma.

No estande da Fetaep o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR tratou de questões comuns do Agronegócio A diretoria do Sistema FAEP/SENAR-PR recebeu algumas caravanas no Show Rural

Sanidade

Em palestra voltada a secretários municipais de Agricultura, organizada pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, o assessor da presidência da FAEP, Antônio Poloni, falou sobre sanidade animal.

Segundo Poloni, o cuidado com a sanidade animal não é apenas uma função de Estado, mas sim uma responsabilidade de toda sociedade, por isso a importância do programa promover a integração de entidades públicas e privadas para organizar a defesa sanitária na região.

A região Oeste, onde se concentra uma fatia expressiva da produção de proteína animal do Estado, pode se tornar uma referência para todo o Paraná na área da sanidade animal. Com um status mais avançado de sanidade, os produtores e agroindústrias poderão alcançar novos mercados, que pagam mais pela qualidade. “Não há acordo comercial sem acordo sanitário”, afirmou Poloni.

Também na feira, os governadores dos quatro Estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) assinaram a resolução sobre o projeto de lei que autoriza uniformizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal adotados em Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A proposta será enviada aos poderes legislativos dos Estados e permitirá o reconhecimento bilateral na fiscalização de produtos de origem animal.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR
Texto: André Amorim
Fotos: Fernando Santos
www.sistemafaep.org.br

Matérias Relacionadas