Logo CNA

Tocantins

SENAR/TO realiza curso de inseminação artificial em bovinos em Pium
20210830140327 sem titulo

30 de agosto 2021

Por: ASCOM SISTEMA FAET/SENAR/TOCANTINS

“A inseminação artificial é uma importante aliada para o melhoramento genético de bovinos de leite e de corte, mas o Tocantins ainda precisa de inseminadores capacitados para executar essa técnica reprodutiva que está em expansão. Poucas instituições realizam esse curso no estado e o Senar é uma delas e o melhor: capacita de forma gratuita”. Essa é uma avaliação do veterinário, Ueslei Monazzi, que é instrutor do Senar no curso de “Inseminação Artificial”.

Para garantir que o estado tenha profissionais preparados para esse ramo, o Sistema FAET/Senar capacitou uma nova turma no município de Pium, região centro oeste do estado. Produtores de bovinos de leite, trabalhadores rurais e estudantes participaram do curso que utiliza a técnica de inseminação visando o aumento da taxa de natalidade e promovendo a melhoria do rebanho.

A produtora rural Daiane de Oliveira, destacou que é uma forma de agregar conhecimento para melhorar a genética dos bovinos da sua propriedade “Sou produtora e assim que fiquei sabendo do curso me interessei. A inseminação vai ajudar a melhorar a genética da nossa propriedade, além de diminuir riscos de doenças”, enfatizou.

O estudante de veterinária, Bem Hur Monteiro, conta que se interessou pelo curso, pois os pais são produtores e o seu objetivo é aplicar o conhecimento adquirido na propriedade “Na faculdade de medicina veterinária, a gente aprende anatomia e fisiologia da vaca, mas se nós quisermos ser inseminadores, teremos de fazer um curso e receber o certificado. É um curso muito importante para nossa região, principalmente porque o produtor quer inovar e melhorar o rebanho dele. Agora eu posso levar essa informação e até ajudar meus pais na fazenda”, explicou.

Para saber mais sobre cursos do SENAR, acesse nosso site. Fique por dentro também de todas as notícias relacionadas ao agro no estado ( www.faetrural.com.br www.senar-to.com.br)