São Paulo
Senar-SP reúne produtores rurais para sensibilização do programa de Assistência Técnica e Gerencial
Realizada no Sindicato Rural de São Paulo, encontro tirou dúvidas e deu orientações importantes
Por: SENAR-SP
Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP
Aconteceu ontem (19/04) no Sindicato Rural de São Paulo, uma reunião com o objetivo de sensibilizar um grupo de 30 produtores rurais selecionados para a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Olericultura que está sendo realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (SENAR-SP).
A reunião teve abertura de Yuichi Ide, presidente do sindicato rural, e contou com a participação de Mario Biral, superintendente do SENAR-SP, e Jair Kaczinski, gerente técnico da instituição, além dos técnicos coordenadores André Luiz de Oliveira e Ângelo Augusto Morales. O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso Meirelles, ressaltou a importância do ATeG para o produtor rural. “É um projeto que vai contribuir muito para o gerenciamento das propriedades, com ações focadas nas necessidades reais e específicas de cada produtor, para que ele aumente seu desempenho e produtividade”, afirmou.
A apresentação do programa foi realizada pelo técnico de campo Bernardo Makiyama, engenheiro agrônomo escolhido para acompanhar esse grupo de 30 produtores associados ao Sindicato. O ATeG foi explicado detalhadamente durante a reunião e todas as dúvidas dos produtores foram esclarecidas. Além de produtores do setor de Olericultura, outras cadeias produtivas que serão atendidas pela ATeG serão Apicultura, Bovinocultura de Leite, Cafeicultura e Fruticultura Perene. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.
Serão 30 sindicatos participantes do programa nesse projeto piloto, com um total de 900 propriedades atendidas (30 propriedades para cada sindicato rural). A projeção é de dar início a outras 900 propriedades no segundo semestre deste ano, fechando 2023 com 1.800 propriedades atendidas. A ATeG é um serviço gratuito com foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa. O programa se soma às outras ações do SENAR-SP, como a Formação Profissional Rural, Promoção Social e o Programa Promovendo Saúde no Campo, no atendimento a produtores rurais de todo o Estado de São Paulo.
Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP