Logo CNA

São Paulo

Senar/SP participa da ExpoQueijo Brasil 2023
Banner2

Edição deste ano teve a participação do Senar-SP no júri internacional para julgar os 20 melhores classificados na categoria de queijos super ouro

13 de setembro 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

A ExpoQueijo Brasil deste ano teve a participação do SENAR-SP no júri internacional para julgar os 20 melhores classificados na categoria de queijos super ouro. A nutricionista e técnica da Promoção Social do SENAR-SP Célia do Santos Moura representou a entidade no “Concurso da ExpoQueijo Brasil – Araxá Internacional Cheese Awards” de 2023.

Nesta edição do evento ocorrido em agosto foram julgados 1300 queijos de quatro continentes. Na primeira etapa 200 jurados participaram da análise sensorial que embasou a premiação nas categorias Ouro, Prata e Bronze, que teve a participação da instrutora do SENAR-SP e Mestre Queijeira e comissária da Expoqueijo, Iris Parizotto. Na sequência os 20 melhores queijos com as maiores notas passaram por uma avaliação criteriosa de um comitê de especialistas, contando com as maiores autoridades do mundo

O queijo que levou o prêmio como super ouro foi do argentino Mauricio Couly, um queijo toscano de casaca tratada, produzido na região da Patagônia, na Argentina – foi o primeiro produzido nas Américas a conseguir o título Super Ouro. Foi oferecida capacitação aos jurados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes- ILCT, instituição com mais de 85 anos de tradição e história no setor. Os jurados foram preparados tecnicamente para a degustação dos queijos, participando de aulas de calibração divididas em 3 módulos, sendo 2 na modalidade online e um presencial. Na modalidade presencial, o treinamento foi voltado para a análise sensorial dos queijos e para a sequência de julgamento.

Este evento é considerado o maior do mundo deste segmento. Foram 9 horas de julgamento, com 200 especialistas da área de várias partes do mundo, avaliando queijos de 10 países e 4 continentes. Dos 1.300 queijos inscritos, 20 foram selecionados para o prêmio nas categorias ouro, prata e bronze.

A nota foi dada pelos jurados de 0 a 100 pontos com análise geral do queijo seguindo os 7 requisitos básicos para análise sensorial que exercem papel fundamental no controle de qualidade de queijos e demais derivados lácteos. “Os queijos são alimentos bioquimicamente complexos, o que acarreta atributos sensoriais específicos em função de sua variedade, os quais envolvem uma diversidade de aromas, sabores e texturas ”, conforme orientação do treinamento, online e presencial.

Foi uma experiência única e de grande aprendizado técnico que abrirá portas para a participação de pequenos produtores paulistas nas próximas edições.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas