Logo CNA

São Paulo

Senar-SP lança projeto de construção do Centro de Excelência em Tecnologia Rural em São Roque
BANNER SAO ROQUE

Obras de construção da escola de formação profissional começam no segundo semestre

6 de março 2024

Por: Comunicação do Sistema Faesp/Senar-SP

Fonte: Sistema Faesp/Senar-SP

O Sistema Faesp/Senar-SP realizou, no último dia 28, o evento de lançamento do projeto de construção do Centro de Excelência em Tecnologia Rural no polo do Senar-SP em São Roque. O Centro é uma parceria do Senar-SP com a instituição Pró-Vida. As obras terão início no segundo semestre.

Da área total de 59 hectares, quase 8 hectares serão destinados ao prédio da escola “Centro de Formação Profissional Rural Dr. Celso Charuri”. O nome é em homenagem ao médico fundador do Pró-Vida, que faleceu em 1981 aos 41 anos de idade.

O objetivo deste novo centro de ensino é o desenvolvimento e uso da Inteligência Artificial e Big Data, fomento às startups para pequenos e médios produtores, com planos para produção de bioinsumos. O projeto irá manter um extenso trecho de mata preservada e um local para atividade de piscicultura.

O setor pedagógico do Centro terá biblioteca e laboratório, agricultura de precisão, área de conectividade, galpões com oficina mecânica, marcenaria e artesanato. O projeto prevê ainda um setor de convivência e auditório para 300 pessoas, além de um setor desportivo. A infraestrutura terá painéis fotovoltaicos, piso drenante, captação de águas pluviais e compostagem.

O projeto será realizado com total apoio da prefeitura de São Roque por conta da vocação de investimentos do prefeito Guto Issa em prol da educação tecnológica. “É com grande alegria que celebramos este marco na história de São Roque, que receberá uma das escolas tecnológicas rurais mais importantes do Brasil, num investimento de cerca de 80 milhões e que fomentará a rede educacional, rural e ambiental da nossa cidade. Agradeço ao Senar-SP, a Pró Vida, Faesp e sindicatos rurais por esta parceria tão importante para São Roque, que segue se desenvolvendo e atraindo conhecimento e novas tecnologias”, declarou o prefeito.

Na abertura do evento, o presidente eleito do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, ressaltou a importância de mais tecnologia no campo. Ele destacou o papel que o Centro de Excelência terá na capacitação. “A transformação digital tem de estar acessível também aos pequenos e médios produtores rurais. Vamos democratizar esse acesso e oferecer o que há de mais avançado, pensando no desempenho da agropecuária do presente e do futuro”, disse.

Estiveram ainda na cerimônia integrantes da diretoria do Sistema Faesp/Senar, o presidente do Sindicato Rural de São Roque, Paulo Sabbatini e o diretor adjunto do Senar Central, Eduardo Gomes de Oliveira.

Representando o Executivo do município de São Roque estiveram o prefeito Guto Issa – acompanhado da primeira-dama Josi Mattos – e membros do secretariado: Efraim Luis da Silva, Secretário de Planejamento; Leonardo Scalisse do Carmo, Secretário do Desenvolvimento Rural; Lolo Liza, Diretor de Desenvolvimento Econômico e de Turismo.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas