Logo CNA

São Paulo

Senar-SP e Universidade Santo Amaro: Parceria acadêmica pela saúde no campo
PPSC UNISA BANNER

Novo curso no âmbito do Programa Promovendo a Saúde no Campo para aprimoramento de instrutores oferece título de especialista

14 de fevereiro 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

O Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar-SP) está lançando, em parceria com a Universidade Santo Amaro (Unisa), o curso online Higiene para a Qualidade de Vida, baseado na cartilha do PPSC para o tema e direcionado a instrutores do Senar-SP. “O curso é mais uma forma de aprimorar a capacidade técnica desses profissionais”, define Eduardo Geraldi, técnico do PPSC.

Com carga horária de 40 horas e aulas totalmente virtuais, ministradas por professores da Universidade, o programa é dividido em cinco módulos: higiene pessoal, higiene ambiental, higiene alimentar, doenças causadas pela falta de higiene e higiene mental. Segundo Roberto Duarte, médico e chefe do PPSC, o curso é baseado na cartilha que há mais de 10 anos orienta os instrutores do Senar-SP. “A Universidade Santo Amaro é uma instituição com tradição e renome. Estamos trabalhando com uma equipe interna da Universidade para atualizar e transformar nossas 15 cartilhas do PPSC em cursos no modelo Ensino a Distância (EaD), atendendo os 200 instrutores do nosso Programa”, explica.

Formação acadêmica

A educação continuada dos instrutores do Senar-SP é mais um ingrediente importante para elevar a qualidade dos treinamentos ofertados aos produtores rurais. Roberto Duarte explica que, além de assistir às aulas em EaD, os instrutores do PPSC passarão por provas para atestar a aprendizagem e receberão títulos de especialista na área, ofertados pela UNISA. “É bastante acadêmico, para que nossos profissionais tenham uma formação rigorosa”, afirma o chefe do PPSC.

Curso abrangente

A trilha educacional e arquitetura pedagógica formulada pela Universidade Santo Amaro com base nas demandas do Senar-SP trabalha com competências específicas e diversos recursos tecnológicos. “Fizemos esse trabalho em duas etapas. Levamos os professores e funcionários da Unisa ao Centro Técnico de Ribeirão Preto e passamos dois dias discutindo, para que eles entendessem a nossa necessidade em atualizar as cartilhas”, explica Duarte.

No primeiro módulo, as competências trabalhadas são conceitos de higiene e higiene pessoal, higiene corporal e bucal. No segundo, saneamento básico e tratamento de água, esgoto e lixo. No terceiro módulo, os alunos veem os temas de aquisição de alimentos, armazenamento e conservação de alimentos e manipulação e consumo. A quarta etapa trata de doenças relacionadas a água e lixo, verminoses e parasitoses e infecções fúngicas, e a quinta mostra como praticar a higiene mental, incluindo dicas, e o tema saúde social e relacionamentos. Animações, infográficos, podcasts e estudos de caso completam as aulas tradicionais.

Histórico do PPSC

Idealizado em 1996 por Fábio de Salles Meirelles e Roberto Salles Meirelles (que coordenou o Programa até 2003). Duarte destaca uma pesquisa realizada pelo Senar-SP há 12 anos. “Na ocasião, elaboramos 85 perguntas e através dos Sindicatos Rurais aplicamos esse questionário em 220 cidades, atingindo 3200 pessoas. Os temas da higiene e da acuidade visual foram os que se destacaram. Baseado nisso, elaboramos a cartilha, que até hoje é campeã da demanda de cursos”, recorda. “E tudo isso foi sempre muito cobrado pelo presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Fábio Meirelles”, completa o profissional, que está à frente do PPSC há 14 anos.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas