Logo CNA

São Paulo

Senar-SP: Curso “Artesanato com Fios Variados – Macramê” é sucesso no estado paulista
MACRAME SITE

Uma arte que oferece desafios, novas experiências e fonte de renda

18 de janeiro 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Existem diversas técnicas artesanais para a confecção de peças com utilidades variadas. Essas técnicas, que remontam milênios de riquezas e resgaste cultural, revelam oportunidades para moradores do campo de aumentarem seus ganhos e, muito além disso, de desenvolver arte.

A iniciativa do curso, desenvolvido pela área de Promoção Social, partiu do preceito de que os produtores, trabalhadores rurais e suas famílias passassem a ter gosto pela técnica, se organizando antes de começar a confeccionar peças decorativas e utilitárias (painel, suporte de plantas, entre outros) e acessórios (cintos, pulseiras, colares etc.).

 No Vale do Paraíba

Muito aguardado pelas artesãs do município, o curso de macramê realizado em Pindamonhangaba – na chácara Tomio Hiraki – levou aos alunos o conhecimento de mais métodos desta técnica de tecelagem.

De acordo Rosilene Masiero, instrutora do Senar-SP, a maior dificuldade do macramê é que ele trabalha os dois lados, tanto a direita quanto a esquerda. “Os artesãos precisam usar as duas mãos. Outra dificuldade é que é bem matemático”, explica. A instrutora comenta que apesar da dificuldade, qualquer pessoa consegue aprender. “É preciso concentração e boa vontade”.

A artesã Bruna Ayumi Alves Cazuo trabalha com peças em resina e aprendeu rápido. “Apesar de ser uma arte diferente da outra, descobri que tenho habilidade para o macramê. Claro que alguns pontos temos que aperfeiçoar. Além do conhecimento do macramê em si, aprendemos e trocamos experiências pessoais, aprendemos uns com os outros. O curso superou todas as minhas expectativas”, comemorou.

A instrutora explica, ainda, que o macramê possui três pontos básicos e a combinação deles é o que produz trabalhos incríveis. “No curso fizemos 9 peças em seis dias. Os alunos se esforçaram e trabalharam muito para produzir trabalhos lindos”, salientou. Foram produzidas peças em bijuterias, barrados de toalhas, suporte para vasos, entre outras peças para decoração.

A artesã Kassilene de Oliveira, que trabalha com bonecos em tecido, também aprovou o curso. “O curso superou minhas expectativas, foi um grande aprendizado. A professora é muito atenciosa e detalhista. A cartilha também é muito completa e isso ajuda muito a produzir as peças depois”, destacou.

Durante as aulas, os alunos também aprendem a calcular o preço de venda, embora nem todos os alunos façam o curso com o objetivo de comercialização. “Eles aprendem a calcular o preço investido no material e o tempo gasto para a confecção de cada peça. O lucro é variável, de acordo com cada peça”, conclui a instrutora.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas