Logo CNA

Sergipe

Senar Sergipe realiza curso de trator agrícola para turma exclusivamente de mulheres
Whats App Image 2023 04 20 at 13 48 51

Curso de formação profissional rural contribui para a inserção da mulher no mercado de trabalho no campo

20 de abril 2023

Por: Samara Fagundes

Fonte: Ascom Faese/Senar

Produtora de arroz no município de Propriá, no baixo São Francisco, Lucimari dos Santos, deu continuidade ao trabalho no campo depois que perdeu o marido. Ela já trabalhava na atividade, mas agora é a responsável pela produção no campo e viu no curso do Senar uma oportunidade para ter mais autonomia e qualificação. “Antes eu contratava a mão de obra de um operador de trator agrícola, agora eu mesma vou operar quando precisar, porque já me sinto preparada com o curso do Senar”, explica satisfeita.

Lucimari está entre as 11 mulheres que participaram do curso de Formação Profissional Rural do Senar Sergipe de Operação e Manutenção de Trator Agrícola realizado no município de Propriá de 17 a 20 de abril. Resultado da parceria com a prefeitura de Propriá, onde o Sistema Faese/Senar tem termo de cooperação para funcionamento da Sala do Produtor Rural, com a Codevasf que fez a entrega de máquinas ao município, além da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres de Sergipe, que contribuiu com a mobilização desse público feminino.

Lucimari dos Santos é produtora de arroz no Baixo São Francisco

Em 2023, este é o segundo curso realizado pelo Senar Sergipe de trator agrícola exclusivo para mulheres que buscam espaço no campo, o outro foi realizado no município de Indiaroba. O objetivo é qualificar as mulheres para atuarem na operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas, desmistificando a ideia de que a mão de obra no campo é exclusivamente masculina. As mulheres se sentiram ainda mais seguras durante a realização do curso, com a instrutora Ana Maria Santos, elas ficaram à vontade para tirar todas as dúvidas. “Nós ficamos mais seguras com a instrutora Ana, por ser mulher e muito competente, mostra também que nós podemos sim ocupar os espaços de trabalho”, ressaltou Maria Onalda.

O curso teve uma carga horária total de 40 horas e foi ministrado pela instrutora Engenheira Agrícola, Ana Maria Santos. “Eu vivencio os desafios do campo e percebo que o mercado de trabalho está carente de mão de obra e as mulheres têm condições de atuar, faltando apenas a capacitação. Ao final do curso elas saem preparadas para a safra 2023”, explica a instrutora.

Durante as aulas, as participantes aprenderam sobre os principais tipos de tratores e implementos agrícolas, técnicas de operação e manutenção, medidas de segurança no trabalho, entre outros assuntos. No espaço ao lado também no município de Propriá, foi realizado o curso de Operação de Motoniveladora para 18 homens, que buscam atualização nos conhecimentos para garantir a oportunidade de trabalho. Segundo o instrutor Sérgio Divino Filipin, mais de 100 máquinas motoniveladoras foram entregues aos municípios sergipanos pela Codevasf no ano passado e agora o Senar capacita os profissionais gerando oportunidade de emprego.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas