Logo CNA

SENAR/SC inicia novo Programa Gestores Rurais
Gestores rurais 0 755845002015150611861

A primeira turma começa as atividades na quarta-feira, 4, em Concórdia

29 de abril 2016
Por Senar

Aperfeiçoar os gestores rurais para administrar a propriedade adotando princípios da gestão democrática e participativa de forma sustentável, diminuindo a rotatividade de funcionários e auxiliando no aumento dos indicadores de resultados. Este é o objetivo do Programa Gestores Rurais (GR), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC).

A primeira turma inicia as atividades no dia 4 de maio, das 8 horas às 17 horas, na Unidade da BRF, em Concórdia. A segunda turma começa no dia 6 de maio, das 8 horas às 17 horas, no auditório da Prefeitura, em Palmitos. Estas primeiras turmas serão formadas por gestores da BRF Brasil Foods, mobilizadas pelo representante da empresa Ricardo Luís Pierozan, pelo Sindicato Rural de Concórdia e pelo Sindicato Rural de Palmitos.

A estrutura do programa compreende 80 horas/aula, divididas em 10 encontros semanais ou quinzenais, com duração de oito horas, o que totalizará aproximadamente três meses.

De acordo com o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a entidade custeará todas as despesas com material instrucional, serviços de instrutoria e alimentação nos dias de aula. “A única despesa do participante será no deslocamento de sua residência até o local das aulas”, complementa.

Zanluchi realça que o programa abordará gestão de pessoas na propriedade rural; como conhecer a equipe de trabalho; relacionamento de equipe e comunicação; processo de feedback; provisão de recursos humanos; integração e aprendizagem; rotinas de trabalho; geração e análise de informações; planejamento estratégico e plano de ação.

Podem participar do programa: pessoas com idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e gestor de alguma tarefa ou função na empresa rural. Os interessados realizarão a inscrição prévia no Sindicato dos Produtores Rurais do município. As turmas serão formadas por até 16 participantes.

O participante será certificado, ao fim do curso, desde que tenha cumprido os critérios de frequência mínima de 80% nas aulas e apresentado o plano de ação.

PROGRAMA

O Programa Gestores Rurais foi criado em 2015 pelo SENAR/PR para atender a demanda solicitada pela empresa BRF Brasil Foods, inicialmente para as cadeias de suínos e aves. Atualmente, a iniciativa é aplicável em todas as cadeias produtivas.

Em Santa Catarina as primeiras turmas serão realizadas nos municípios de Concórdia e Palmitos, com início no mês de maio, e executadas pelo SENAR/SC em parceria com os Sindicatos Rurais e as empresas do ramo agropecuário.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas