Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC encerra ciclo de eventos do Programa Saúde do Homem Rural 2022 em Catanduvas
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Evento foi um sucesso e reuniu aproximadamente 180 participantes

9 de janeiro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

A última edição de 2022 do Programa Saúde do Homem Rural ocorreu recentemente, em Catanduvas, no Meio Oeste catarinense. O evento foi um sucesso e reuniu aproximadamente 180 participantes. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Catanduvas e com a Prefeitura.

A programação incluiu coleta de sangue para exames de Colinesterase e PSA e os atendimentos especializados foram prestados por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e por médicos urologistas ( Domingos Savio Uliano Bertoldi e Antônio Euclides Pereira de Souza Júnior) contratados pelo Senar/SC com a colaboração de voluntários. Também ocorreram palestras sobre saúde do homem com os dois médicos e sobre violência contra a mulher com a professora Iraci de Andrade (mestre e doutora em serviço social).

O supervisor regional do Senar/SC Jeam Carlos Palavro ressalta que o evento superou as expectativas e cumpriu seu propósito de contribuir com a prevenção, diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde e conscientização sobre medidas preventivas. Também estiveram presentes e destacaram a importância da ação o presidente do Sindicato Rural de Catanduvas Diomar Begnini , o prefeito Dorival Ribeiro dos Santos , o vice-prefeito Paulo Constante Fuga, a secretária de saúde Marisete Luvison Marcon, entre outras lideranças.

A técnica do Senar/SC, responsável pelos Programas de Saúde da Mulher e do Homem Rural, Gisele Knabben , enfatiza que esse ciclo de eventos encerrou com sucesso absoluto. Desde que foram criadas, essas ações vêm se fortalecendo cada vez mais e, somente neste ano, promovemos mais de 10 eventos voltados ao público adulto do campo. Conquistamos a confiança dos produtores e trabalhadores rurais e ouvimos excelentes relatos sobre os resultados das ações, tanto no que se refere à promoção da saúde, quanto na melhoria da autoestima. Nossas expectativas para o ano que vem são ainda melhores”.

EXPRESSÃO DOS PROGRAMAS

Os Programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural são promovidos em todas as regiões rurais catarinenses com palestras, orientações e serviços gratuitos. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , assinala essas ações estão orientadas para elevar a qualidade de vida da mulher e do homem rural, gerando impacto positivo na autoestima das pessoas. “Em 2023 queremos fortalecer ainda mais as atividades voltadas a esse bem tão precioso que é a saúde”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , complementa que a intenção da entidade ao realizar os programas é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Estamos orgulhosos em saber que o público do campo está valorizando cada vez mais essa iniciativa. Queremos agradecer a parceria dos Sindicatos Rurais e das Prefeituras de todos os municípios onde realizamos os eventos neste ano. O trabalho em conjunto é essencial para o êxito das ações”.