Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC capacita profissionais da contabilidade
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Senar/SC capacitou na última semana 15 profissionais da contabilidade que poderão atuar como prestadores de serviços no curso sobre Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural.

5 de abril 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), capacitou na última semana 15 profissionais da contabilidade que poderão atuar como prestadores de serviços no curso sobre Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural.

O curso teve carga horária de 20 horas e foi realizado em Florianópolis, tendo representantes de todas as regiões do estado. As atividades foram conduzidas pelo coordenador de arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, que abordou a legislação previdenciária e tributária da área rural. A iniciativa também contou com a parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e foi representada pelo auditor fiscal Célio Hoepers e pelo analista fazendário Edu Oscar Filho. Eles abordaram o uso dos emissores de Nota Fiscal Eletrônica – o app Nota Fiscal Fácil e o emissor SAT – Sistema de Administração Tributária.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos da legislação relacionada à área rural, bem como praticar a emissão de notas fiscais através de simulações propostas.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, ressaltou que a necessidade de ampliar o número de prestadores de serviços nessa área decorre da obrigatoriedade do uso de notas fiscais em forma eletrônica pelos produtores rurais nas operações internas e interestaduais.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, atualmente a obrigatoriedade do uso da nota fiscal eletrônica está voltada para as operações interestaduais. “No entanto, muitos produtores já estão sendo treinados para que habilitem o seu uso também para as operações internas”.

O Senar/SC desenvolve desde 2016 treinamentos em formação de Nota Fiscal Eletrônica do produtor rural. Até 2022 foram capacitados 19.799 produtores em SC, totalizando 2.167 turmas com uma carga horária total de 17.336 horas.

Matérias Relacionadas