Logo CNA

Sergipe

Senar Saúde leva exames preventivos à Zona Rural de Boquim
Acao do senar saude na zona rural de boquim foto ascom senar 4

Ação ocorreu na última terça-feira (31)

1 de novembro 2023

O objetivo do programa Senar Saúde é promover e garantir acesso à saúde aos produtores rurais, trabalhadores e suas famílias. Na ação mais recente realizada pelo programa, ocorrida nessa terça-feira, 31, no povoado Olhos D’Água, município de Boquim, cerca de 100 homens e mulheres tiveram acesso ao exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) e ao Papanicolau.

Na ocasião, além da oferta de exames, o Senar Saúde promoveu uma palestra sobre a importância da prevenção dos cânceres de colo do útero, mama, pênis e próstata, conduzida pela enfermeira especialista em saúde da mulher, Paula Regina Bispo.

“Foi uma manhã muito produtiva, trazendo informações. Uma roda de conversa com bastante risada, mas que chega no público e no objetivo final, que é trazer informação”, resume a ação a especialista.

Com a palestra os produtores puderam aprender que a melhor forma de prevenir o câncer de pênis é a higiene íntima. Assim como o autoexame de mama leva à identificação precoce do câncer de mama; e o Papanicolau e o PSA são importantes na descoberta dos cânceres de útero e próstata, respectivamente.

Dona Edileuza Passos, produtora rural, participou da ação e contou qual a importância do Senar Saúde para ela: “Para mim é importante porque (através da ação) a pessoa descobre se está doente ou não, e se cuida. Descobrindo logo, a doença não fica grave e tem cura. [… Por isso, quando tem eu não perco, não”.

Na ação, 33 mulheres realizaram o exame Papanicolau e 83 homens fizeram o PSA.

O Senar Saúde

O programa Senar Saúde atua em parceria com as prefeituras municipais, com o foco em promover e garantir acesso à saúde aos trabalhadores, produtores rurais e suas famílias, por meio de palestras educativas de conscientização acerca do câncer de mama, colo do útero, pênis e próstata. Além de disponibilizar exames de PSA (homens) e Papanicolau (mulheres).

Matérias Relacionadas