Logo CNA

Rio Grande do Norte

SENAR/RN e AgroScience capacitam instrutores para o curso de Reuso de Águas Cinzas
Whats App Image 2022 05 30 at 15 39 59 12

30 de maio 2022

Por meio de parceria firmada com a AgroScience, o SENAR/RN capacitou nove (9) instrutores credenciados na instituição para o curso de Reuso de Águas Cinzas. O curso foi ministrado com aulas teóricas e práticas durante cinco (5) dias. Na ocasião, os alunos montaram um sistema de reuso de águas servidas, na Fazenda Lagoa das Cacimbas, município de Caraúbas/RN, o sistema será utilizado para irrigação.

O treinamento faz parte de uma série de capacitações ofertada pela parceria entre as instituições para os instrutores do SENAR/RN. O reuso é uma alternativa de uso sustentável e que pode amenizar os impactos gerados pela seca. As águas cinzas podem ser aproveitadas, proporcionando uma significante economia e beneficiando também o meio ambiente. De acordo com o instrutor responsável pelo curso, Dr. Josimar Torres, serão 800 litros de água em média por dia, sendo 86% das águas cinzas reaproveitadas, e a propriedade ficou 98% saneada após a implantação do sistema.

“O curso de Reuso de Águas Cinzas foi uma capacitação para os profissionais do SENAR/RN com o objetivo de melhorar o atendimento aos nossos produtores rurais quando tratamos de águas servidas. Na propriedade de Luiz Diógenes, utilizamos as águas servidas de duas residências da propriedade e a água da indústria de produção de queijo”, destacou o instrutor Josimar Torres.

As águas cinzas da Fazenda Lagoa das Cacimbas agora passam por quatro (4) caixas de gordura, descendo por uma tubulação até o filtro com camadas de britas e areia lavada, além de maravalha de madeira, entre outros itens para que a água seja filtrada até chegar aos reservatórios e por último a caixa de distribuição para que a água siga para a destinação final - a irrigação seja de plantas forrageiras, frutíferas, milheto ou sorgo.

“O material utilizado para a montagem do sistema de reuso foi doado pela AgroScience e, ainda, contou com o apoio do produtor rural Luiz Diógenes e do Sindicato dos Produtores Rurais de Apodi para realizar a estrutura e concretizar a ação”, completou Josimar Torres.

Um dos alunos que atualizou o conteúdo foi o supervisor da Assistência Técnica e Gerencial e instrutor do SENAR/RN, Antônio Rodrigo, que avaliou o curso como positivo “O treinamento do reuso de águas foi realizado no momento adequado, pois teve diversas mudanças durante o tempo no sistema de reuso, a atualização foi fundamental, o curso foi dinâmico e podemos desenvolver em parceria com os participantes a instalação do sistema completo, que foi nosso objetivo final”, disse.

Para a instrutora Aline Melo, o curso foi importante principalmente para quem atua atendendo produtores rurais da região semiárida que sofre com a escassez de água. “Eu já fui educadora do curso de Reuso de Águas e, neste momento, fiz uma atualização metodológica dos conhecimentos adquiridos anteriormente, baseado nisso estou mais capacitada para levar à tecnologia ao nosso produtor rural, que é nosso intuito que ele se adapte a realidade do semiárido - com pouca água para produzir alimentos, enfatizou a zootecnista.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Apodi, Evandi Souza destacou que o produtor beneficiado com o sistema de reuso de águas servidas foi selecionado após avaliação técnica e por a propriedade ser modelo na cadeia produtiva Bovinocultura de Leite na região. “Antes da escolha realizamos um estudo de prospecção da propriedade para o sistema de reuso com Dr. Josimar Torres, e verificamos que a propriedade tinha o local ideal para a instalação, na qual a água será utilizada para irrigação da palma forrageira. Como a dificuldade de acesso à água no subsolo ainda é um empecilho para a produção agrícola, portanto, reaproveitar o recurso hídrico faz efeito significativo, principalmente na seca”, enfatizou Evandi.

Para o produtor rural Luiz Diógenes, receber o sistema completo montado pelo SENAR/RN e a Agroscience foi gratificante “Para a minha propriedade é de grande importância, pois, toda a água que ficas empossada em locais e não tinha nenhuma utilidade agora será reutilizada de forma adequada para irrigar a forragem para o gado, o sistema de reuso vai agregar às ações já recebidas do SENAR/RN”, destacou o produtor.

Matérias Relacionadas