Logo CNA

Rio de Janeiro

SENAR Rio realiza curso de Como Elaborar Programas de Autocontrole para Indústrias de Alimentos de Origem Animal em setembro, para RTs
SENAR 33 Plataforma EAD SENAR Rio

19 de agosto 2021

Por: Assessoria de Comunicação SENAR Rio de Janeiro

No próximo mês, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) inicia gratuitamente o curso de Como Elaborar Programa de Autocontrole para Indústrias de Alimentos de Origem Animal, com uma turma piloto de 30 vagas destinadas aos Responsáveis Técnicos.

O curso, realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Superintendência de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, abordará as questões técnicas necessárias para a construção e implantação de Programas de Autocontrole, sendo realizado em três módulos: Estrutura básica do Programa de Autocontrole, Elementos de Controle de PAC e Praticando o PAC com 30 horas de estudo, na modalidade a distância, mas com a possibilidade da participação em aulas ao vivo.

Os Programas de Autocontrole (PAC) surgiram junto com a necessidade de adequação do sistema de gestão de qualidade e segurança dos produtos de origem animal. As indústrias, através das regulamentações do MAPA pelo controle de todo processo e responsabilidade pelo produto final e saúde do consumidor, tiveram o entendimento de que o PAC é uma gestão da qualidade baseada em pré-requisitos como: BPF, PPHO E APPCC, com um único objetivo de garantir o alimento seguro.

O coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Rio, Maurício Salles, falou sobre a proposta a ser desenvolvida:

O SENAR Rio, além da turma piloto para os RTs, abrirá outras turmas que serão destinadas aos demais profissionais interessados na capacitação, como: monitores, auxiliares de qualidade, funcionários da indústria de alimentos, empresários do setor, entre outros. Juntamente com esta ação, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Rio amplia sua atuação com a inclusão da ATEG Agroindústria de alimentos. Hoje o programa já atende as cadeias de Bovinocultura de Leite, Corte, Café, Olericultura e Fruticultura.”

Os interessados no curso devem fazer a sua pré-inscrição no link: https://forms.gle/sb78Cs8AQR9qFTKd6

Este e outros cursos fazem parte da programação de cursos EAD do SENAR Rio, disponível na plataforma: www.ead.senarrj.atenalms.com.br

Para mais informações, entre em contato através do e-mail ead@senar-rio.com.br ou fique atento as nossas redes sociais.


Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube

Matérias Relacionadas