Logo CNA

Rio de Janeiro

SENAR Rio ofertará curso de Qualificação em Horticultura Orgânica

13 de março 2020

Por: SENAR Rio de Janeiro

O Comitê Técnico em Horticultura Orgânica, composto por técnicos educacionais da Administração Central e Regional do SENAR e especialistas na área de Agricultura Orgânica, esteve reunido no período de 03 a 05/03, em Teresópolis, fazendo a validação da organização curricular em mais uma fase preparatória para a formulação do itinerário formativo do curso de Qualificação Profissional em Horticultura Orgânica.

Whats App Image 2020 03 06 at 13 35 15

O itinerário formativo do curso será organizado para permitir que o aluno frequente tanto de forma integral, matriculando-se na qualificação profissional, como separadamente, matriculando-se em cada uma das distintas qualificações profissionais, inicial e continuada.

Whats App Image 2020 03 06 at 13 30 34 2

O curso deverá contemplar 3 formações intermediárias: Auxiliar em Manejo de Campo, Auxiliar de Colheita e Pós-colheita e Promotor de Vendas em Horticultura Orgânica, e ao término do curso, a formação em Horticultor Orgânico. A previsão é de aproximadamente 400 horas e início do processo seletivo e da oferta do curso para o primeiro semestre de 2021, não somente no Estado do Rio de Janeiro, mas também podendo ser realizado em outros estados.

MAIS DE UM TERÇO DOS CONSUMIDORES COMPRARAM PRODUTOS ORGÂNICOS EM 2019

Uma pesquisa inédita da Associação Paulista de Supermercados (APAS) com a revista Super Varejo apontou que 39% dos consumidores em 2019 compraram pelo menos um produto orgânico. O número atual é 9% maior que o mesmo registrado em 2016. Dados do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) informam que o mercado brasileiro faturou em 2018, R$ 4 bilhões.

Por definição, o produto orgânico é aquele obtido dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária, ou a partir de processos extrativistas sustentáveis. O Brasil é apontado na pesquisa como líder do mercado de orgânicos da América Latina.

“O crescimento era esperado uma vez que cada dia está mais frequente a presença de pessoas que optam por vegetais cultivados sem adubos químicos ou agrotóxicos. Dados do Ministério da Agricultura mostram que em menos de uma década, o número de produtores orgânicos registrados no Brasil triplicou”, disse o economista da APAS, Thiago Berka.

Fonte: Agrolink

Matérias Relacionadas